Seis estádios já estão prontos e foram utilizados na Copa das Confederações, em junho. Faltam ainda ser entregues os estádios de Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo. O prazo determinado pela Fifa é final de dezembro.
A Arena Corinthians deve sofrer atrasos na obra devido ao acidente que matou dois operários na semana passada, mas ainda não há previsão de entrega.
Veja a seguir detalhes dos 12 estádios que vão receber o torneio:
BELO HORIZONTE
Estádio: Mineirão
Capacidade: 62 mil
Investimento: 695 milhões de reais
Número de jogos: 6, incluindo oitavas de final e semifinal
Depois de um processo de reforma e modernização de quase três anos, o novo Mineirão foi entregue em 21 de dezembro de 2012 para a Copa das Confederações, em junho deste ano.
BRASÍLIA
Estádio: Estádio Nacional Mané Garrincha
Capacidade: 72 mil
Investimento: 1,4 bilhão de reais
Número de jogos: 7, incluindo oitavas, quartas de final e disputa do 3o lugar
Construído no local de um antigo estádio que foi demolido, o novo Mané Garrincha está, ao lado do Maracanã, como os dois mais caros da Copa. Sem nenhum time grande na cidade, a arena tenta atrair clubes de outros Estados.
CUIABÁ
Estádio: Arena Pantanal
Capacidade: 44 mil (26.335 fixos e 18 mil removíveis)
Investimento: 570 milhões de reais
Número de jogos: 4
Uma das marcas do estádio é a atenção em relação ao meio ambiente. O que virou entulho na demolição do antigo Verdão foi reciclado e aproveitado no aterro e nas vias de acesso. É um dos candidatos a 'elefante branco', já que não possui equipes tradicionais.
CURITIBA
Estádio: Arena da Baixada
Capacidade: 42 mil
Investimento: 326,7 milhões de reais
Número de jogos: 4
Passou por demolições em vários setores para ampliar o estádio e adaptá-lo às normas da Fifa. A ideia de construir uma cobertura retrátil foi abandonada para não atrasar a obra.
FORTALEZA
Estádio: Castelão
Capacidade: 64 mil
Investimento: 518,6 milhões de reais
Número de jogos: 6, incluindo oitavas e quartas de final
O estádio de Fortaleza foi o primeiro a ser entregue: a cerimônia ocorreu em 16 de dezembro de 2012.
MANAUS
Estádio: Arena da Amazônia
Capacidade: 44 mil
Investimento: 669,5 milhões de reais
Número de jogos: 4
Os torcedores terão acesso à Arena da Amazônia por meio de duas grandes rampas, que levarão a uma praça elevada entre os anéis inferior e superior da arquibancada, pelo setor leste. Outro estádio que deve ter pouca utilidade depois da Copa.
NATAL
Estádio: Arena das Dunas
Capacidade: 42 mil (30.324 fixos e 11.700 temporários)
Investimento: 400 milhões de reais
Número de jogos: 4
Candidato a 'elefante branco', o estádio, foi projetado para receber convenções, exposições e espetáculos nacionais e internacionais.
PORTO ALEGRE
Estádio: Beira-Rio
Capacidade: 50 mil
Investimento: 330 milhões de reais
Número de jogos: 5, incluindo oitavas de final
O novo Beira-Rio receberá uma moderna cobertura metálica, que protegerá 100 por cento dos lugares do estádio, as rampas e os acessos aos portões. A grama -do tipo tifgrand- será usada pela primeira vez no Brasil.
RECIFE
Estádio: Arena Pernambuco
Capacidade: 46 mil
Investimento: 532,6 milhões de reais
Número de jogos: 5, incluindo oitavas de final
A Arena Pernambuco, construída na cidade de São Lourenço da Mata (região metropolitana de Recife), pretende receber shows, convenções e outros eventos após a Copa de 2014. Com três times de torcidas apaixonadas --Sport, Santa Cruz e Náutico--, Recife é uma das capitais mais importantes do futebol no Nordeste.
RIO DE JANEIRO
Estádio: Maracanã
Capacidade: 78,6 mil
Investimento: 1 bilhão de reais
Número de jogos: 7, incluindo oitavas, quartas e a final
Após a decisão da Copa das Confederações, o Maracanã foi palco de vários jogos de times cariocas. Obras no entorno do estádio que não estavam prontas para o torneio de junho precisam ser finalizadas para o Mundial.
SALVADOR
Estádio: Fonte Nova
Capacidade: 55 mil, sendo 5 mil lugares temporários
Investimento: 689,4 milhões de reais
Número de jogos: 5, incluindo oitavas e quartas de final
Entregue em abril depois de uma reforma de dois anos e meio, parte da cobertura do estádio se rompeu por causa da chuva em maio, e os responsáveis pela obra tiveram que correr contra o tempo para corrigir o problema antes do início da Copa das Confederações.
SÃO PAULO
Estádio: Arena Corinthians
Capacidade: 68 mil, sendo 21 mil lugares temporários
Investimento: 820 milhões de reais
Número de jogos: 6, incluindo abertura, oitavas e semifinal
Sede da abertura do Mundial, o estádio esteve envolvido em polêmicas como atraso para o início das obras e o financiamento, mas a construção ficou marcada pela morte de dois operários devido à queda de um guindaste, na semana passada. O acidente vai atrasar a conclusão das obras.
(Reportagem de Tatiana Ramil)
Reuters
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.