Outra postagens

26 março 2010

Fundação casa

Adolescentes da Fundação CASA vão poder freqüentar o clube para práticas desportivas

Pelo menos 100 adolescentes em medida socioeducativa de internação serão beneficiados por uma parceria inédita assinada entre o Esporte Clube Corinthians, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Fundação CASA.

O convênio abre as portas do Corinthians para que os adolescentes possam utilizar as dependências e equipamentos do clube para práticas desportivas. E ainda prevê a contratação de dois ex-presidiários pelo clube.

Inédito no País, o acordo foi assinado no auditório do Parque São Jorge dentro do programa Começar de Novo, lançado pelo CNJ no final de 2009. As visitas das unidades ao Parque São Jorge serão feitas por rodízio, de modo que um número maior de jovens possa ser beneficiado.

“Será um trabalho importante no processo de reinserção social dos nossos adolescentes, porque o esporte é uma das principais ferramentas que usamos na Fundação para ensinar valores aos nossos jovens”, afirmou a presidente da CASA, Berenice Giannella. “O exemplo do Corinthians deveria ser seguido por toda a sociedade”.

Além de Berenice, participaram da cerimônia, como signatários do acordo, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey. Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Viana Santos, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o ator Sacha Bali (TV Record).

“O Corinthians é uma instituição que vai além do futebol e está dando uma demonstração de grande generosidade e responsabilidade social”, afirmou o secretário Marrey. “Por meio do esporte, estes jovens aprendem a respeitar regras, a respeitar o próximo e a cultivar bons valores.”

O ministro Gilmar Mendes falou que a atitude do clube paulista é um exemplo de “abertura mental” na quebra de preconceitos. “É um dia histórico para o CNJ e para o Judiciário e tenho certeza que o exemplo que aqui está sendo dado vai provocar uma contaminação do bem, de modo que outras entidades venham somar esforços em ações semelhantes.”

O presidente do Corinthians disse que a abertura das portas do clube para os jovens da Fundação CASA “é um dos projetos mais importantes do País” no âmbito socioeducativo.

Ex-jogadores do Timão também participaram da cerimônia. Foram representados por Marcelinho Carioca. “Querer mudar é uma decisão que cabe a vocês”, disse o ex-craque. “Para tanto, vocês nunca podem perder a dignidade.”

Da cerimônia de ontem, participam 40 internos da unidade João do Pulo, na Vila Maria. Depois da cerimônia, os adolescentes da CASA conheceram o Memorial do Corinthians e acompanharam o treino da equipe profissional, realizado na parte da tarde.

A visita foi aprovada até pelos adolescentes que torcem por outros times. “Sou santista, mas tenho admiração pelo Corinthians e sei que esta oportunidade é fundamental para a nossa reinserção”, afirmou um adolescente. “Sinto que estas pessoas estão querendo nos ajudar”, disse, em referência à assinatura da parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook