Outra postagens

26 março 2012

Saiba como Corinthians conteve "bombardeio" aéreo e anulou Barcos

Corinthians encerrou invencibilidade do Palmeiras e venceu o clássico deste domingo por 2 a 1. Foto: Fernando Borges/Terra

Corinthians encerrou invencibilidade do Palmeiras e venceu o clássico deste domingo por 2 a 1


O Corinthians deu pistas durante a semana de como se defender diante do melhor ataque do Campeonato Paulista: não cometer faltas nas redondezas da área, para escapar das perigosas cobranças diretas ou levantadas por Marcos Assunção, e não dar muito espaço para o atacante argentino Hernán Barcos, artilheiro do Palmeiras na temporada. Deu certo: apesar de ter virado o primeiro tempo atrás do placar, os comandados de Tite venceram de virada por 2 a 1 e não passaram por grandes apuros para defender a vantagem na etapa final.

Assunção até deixou sua marca aos 18min do primeiro tempo, em chute de fora da área que desviou em Leandro Castán e ainda bateu no travessão de Júlio César antes de entrar. O Palmeiras, porém, foi pouco perigoso na jogada aérea: bem postada, a defesa do Corinthians soube impedir que a meta alvinegra ficasse ameaçada.

No total, de acordo com o Footstats, o Palmeiras executou 12 cruzamentos durante os 90 minutos e só conseguiu encaixar um. Marcos Assunção, que acumula oito assistências até agora em 2012, errou os dois levantamentos que fez na área adversária. Perigo efetivo aconteceram somente com Barcos, que perdeu sozinho uma jogada no primeiro tempo, e Henrique, que desviou para fora, mas com perigo, na etapa final.

O Palmeiras, que tem na bola parada sua principal arma para gols desde 2010, só teve uma partida tão fraca em jogadas aéreas como neste domingo: quando venceu o XV de Piracicaba por 3 a 2, não acertou nenhum cruzamento. A média da equipe no Paulista é de quatro levantamentos certos.

Outro fator importante para a vitória corintiana foi saber anular Barcos, que chegou ao clássico com números impressionantes: o argentino contratado junto à LDU, do Equador, havia marcado nove gols em 11 jogos com a camisa 29 palmeirense às costas. No clássico, porém, o atacante pouco apareceu.

Chicão, principal responsável pela marcação de Barcos neste domingo, mostrou ter feito a "lição de casa" que havia prometido durante a semana. Antes do clássico, o zagueiro comentou que havia pedido um pendrive com vídeos do atacante palmeirense e prometeu analisá-lo. Aparentemente, deu certo.

Barcos, que teve uma chance nítida de gol aos 7min do primeiro tempo quando cabeceou sozinho na área, em posição duvidosa, pouco pôde fazer no meio da zaga corintiana. Com três finalizações (erradas) durante a partida (quando sua média de acerto é de 43%), o argentino cometeu cinco faltas, recebeu duas e não realizou nenhum drible. Neste Paulista, ele costuma executar uma média de três fintas por partida, com um percentual de acerto de 71,4.

Os dois arquirrivais, classificados matematicamente para as quartas de final do Estadual, voltarão a campo nesta quarta-feira, pela 16ª rodada do campeonato. O Corinthians recebe no Pacaembu o XV de Piracicaba, às 22h (de Brasília) de quarta-feira - mesmos dia e horário do duelo entre Paulista de Jundiaí e Palmeiras, no Estádio Jaime Cintra.

Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas serão narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook