![]() |
Um dos articuladores do maior movimento ideológico já visto no futebol brasileiro, a Democracia Corintiana, projeto do início dos anos 80, o meio-campista Zenon relembrou, em entrevista ao programa A Última Palavra, como era o relacionamento entre jogadores e dirigentes no clube. Em especial, destacou a amizade que fez com o craque Sócrates.
“Meu relacionamento com Sócrates? Ah, era maravilho... Dentro de campo, então, meu Deus do céu. Era uma coisa absurda. Aquele gol de 1983 mostra como a gente se entendia. Ele estava a 30 metros de mim e eu pensei: ‘Ele vai passar’. E ele passou”, disse.
Eram os dois, Sócrates e Zenon, os principais expoentes do movimento criado no clube paulista, que dava poder de voto também aos atletas e aos funcionários, não só ao corpo diretivo. Quem era o filósofo da Democracia? Para o bem-humorado ex-meio-campista não há dúvida: “Foi Zenon, um filósofo grego, quem introduziu os direitos humanos na Grécia, não vamos nos esquecer disso. É um nome forte...”, analisou, rindo. “Magrão (Sócrates) era doutor, eu, filósofo”, completou.
Não foi só o ex-companheiro de time que recebeu elogios no programa. Diretor de futebol naquela época, Adílson Monteiro também foi citado: “Era um sociólogo, muito inteligente. Essa pessoa é responsável por isso. Se não fosse ele, dificilmente daria certo”. Durante o período, além de duas semifinais de Campeonato Brasileiro, o Timão conquistou duas vezes o Paulistão, em 1982 e 1983.
Mas, revelou Zenon, nem todos os jogadores concordavam com o sistema adotado. “Leão era um grande atleta, nos ajudou muito no bicampeonato, só que ele não participava, de fato, da Democracia. Quando passava a essa parte, ele ia cuidar das coisas dele. Hoje eu vejo declarações que não gosto. Ele diz que era uma bagunça, mas eu nunca vi uma bagunça dar certo”, desabafou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.