Outra postagens

09 janeiro 2014

Sensação da Copa SP, Corinthians B veste rubro-negro e dispensa regalias

Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press
POR DASSLER MARQUES

Eles não têm ônibus com ar condicionado, como o Corinthians, e bem poucos privilégios. As instalações em Guarulhos são medianas, no máximo, e os arredores do clube marcam o que há de pior nas periferias da Grande São Paulo. Em dois jogos da Copa São Paulo, porém, o Flamengo mostrou fome de bola: venceu o frágil Imagine-TO por 9 a 0 e levantou a torcida no Estádio Antônio Soares de Oliveira na última quarta. A equipe era derrotada pelo Juventus-SP até os minutos finais, mas virou o marcador aos 44min e aos 46min para sair com a vitória por 4 a 3. As chances de avançar na Copinha pela primeira vez na história são enormes.

Na prática, o Flamengo de Guarulhos é há alguns anos um time B corintiano. O grupo de jogadores que já soma seis pontos na competição é dirigido por Caco Espinoza, filho de Waldir Espinoza, e remunerado pelo Corinthians. Há dois perfis de atletas no elenco: a maioria é de mais jovens, nascidos em 1995, e que teriam poucas oportunidades no mais experimentado time A, dirigido por Osmar Loss. Também há os chamados “refugos”, promessas que não vivem bom momento e que ainda têm contrato em vigor. Hoje, os principais destaques são Fabrício (95), atacante ex-Primeira Camisa-SP, e Marcinho (95), meia ex-Vila Nova-GO.

Paralelo à ótima campanha do Flamengo de Guarulhos, o Corinthians sofreu em seus dois primeiros jogos da competição. Na estreia contra o Remo-PA, empatou em 1 a 1 com gol no final. Já na noite de quarta, o time corintiano teve atuação pálida e ganhou do XV de Piracicaba por 2 a 1. Depois dos dois jogos, a expectativa de lutar pelo nono título, internamente, diminuiu no Parque São Jorge.

Os jogadores têm certa regalia, como um ônibus alugado para viajar com ar condicionado de São Paulo até Limeira. Irritados com os problemas da sede, os dirigentes da base ainda estudaram hospedar o grupo em um hotel fazenda, mas concluíram que era exagero. Mesmo assim, sobrou insatisfação com a Federação Paulista e a desconfiança de que a oposição a Marco Polo Del Nero, candidato à CBF, levou o clube para uma cidade onde há dificuldades de infraestrutura.

Outro motivo percebido para a diferença de campanha dos dois times é, justamente, a ambição dos jogadores enviados ao Flamengo de Guarulhos. Eles lutam para chamar a atenção e voltar ao Corinthians para a disputa das competições de juniores da temporada. Por confiar nessa possibilidade, a direção corintiana topou até investir para que Guarulhos fosse sede da Copa São Paulo. Entre instalações e hospedagens, o investimento de quase R$ 100 mil permitiu que o Flamengo fosse inscrito.

A parceria entre Fla e Corinthians nasceu quando se iniciaram as obras em Itaquera, antiga sede da base alvinegra. Atrás de instalações para seus jogadores jovens, a diretoria corintiana assumiu o departamento de futebol do parceiro, encontrou um local para a base trabalhar e, em troca, assumiu os custos e a obrigatoriedade de ter um departamento amador que o Flamengo tinha. O lateral esquerdo Igor (92) é um fruto desse acordo.

Terra Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook