Outra postagens

06 dezembro 2012

Agora no Japão, Corinthians tenta ser 1º brasileiro bicampeão mundial da Fifa

 Foram décadas de gozações dos rivais devido à ausência de títulos fora do Brasil, mas o Corinthians virou o jogo em 2012 com o título do Taça Libertadores e na próxima semana poderá se tornar o primeiro time brasileiro a ser bicampeão do Mundial de Clubes da Fifa.

A competição é a mesma, mas o clima é bem diferente de quase 13 anos atrás, quando o Timão venceu a edição de estreia do torneio com a chancela da entidade que rege o futebol. Desta vez a equipe tem que viajar 18.520 quilômetros até o Japão, bem mais que os 446 quilômetros percorridos antes de derrotar o Vasco na final de 2000.

A nona edição do Mundial começará nesta quinta-feira com o jogo entre o Sanfrecce Hiroshima, campeão japonês, e o Auckland City, representante da Oceania. O time que vencer enfrentará no próximo domingo o Al Ahly, campeão africano, na partida que definirá o adversário do Corinthians em uma das semifinais, marcada para o dia 12.

Na outra chave, o Monterrey, que venceu a Liga dos Campeões da Concacaf, medirá forças com o Ulsan Hyundai, campeão da Ásia, também no domingo. Quem se classificar terá pela frente o Chelsea, atual campeão da Europa, na outra semifinal, no dia 13.

O Timão iniciou sua viagem para a Ásia na última segunda-feira, e deixou o Brasil com o adeus de 15 mil pessoas, que foram ao aeroporto internacional de Cumbica se despedir da delegação, que fez escala em Dubai e parte para o Japão nesta quinta.

O técnico Tite levou força máxima para o Mundial, mas ainda tem uma dúvida para a estreia. O atacante Paolo Guerrero machucou o joelho direito na derrota por 3 a 1 para o São Paulo, no último domingo, e, embora venha se recuperando bem, ainda não tem presença confirmada no primeiro jogo.

Se forem campeões, os paulistas quebrarão uma sequência de cinco títulos da Europa no Mundial. O último clube de fora do 'Velho Continente' campeão foi o Internacional, em 2006, e o detentor do título é o Barcelona, que goleou o Santos por 4 a 0 em 2012.

O grande concorrente do Timão na luta pelo bi deverá ser o Chelsea, que em maio deste ano se tornou a primeira equipe de Londres a conquistar o título da Liga dos Campeões da Europa. Na trajetória rumo à taça, os 'Blues' eliminaram o Real Madrid nos pênaltis e bateram o Bayern de Munique em plena Allianz Arena na decisão.

Quase sete meses depois, no entanto, o time inglês não é mais o mesmo. Alguns jogadores, entre eles o atacante marfinense Didier Drogba, deixaram o clube, enquanto outros, como o meia-atacante brasileiro Oscar, ex-São Paulo e Internacional, chegaram.

As mudanças deram certo em um primeiro momento, e o Chelsea chegou a ser líder do Campeonato Inglês, mas caiu para o quarto lugar e ainda se complicou na atual edição da 'Champions. A irregularidade causou a queda do treinador Roberto Di Matteo, que assumira o comando dos 'Blues' interinamente em março e o levou à maior conquista de 107 anos de história.

O espanhol Rafa Benítez foi contratado para o cargo, mas não evitou a eliminação precoce na Liga. Os 'Blues', que além de Oscar conta com os também brasileiros David Luiz e Ramires, se tornaram o primeiro defensor do título a deixar a edição seguinte da Liga dos Campeões na fase de grupos.

Assim como o Corinthians, Benítez também luta para vencer o Mundial pela segunda vez. Ele foi campeão com a Inter de Milão, em 2010, batendo o TP Mazembe na final, além de ter ficado com o vice em 2005, comando o Liverpool, que perdeu para o São Paulo.

Entre as outras equipes que participarão do torneio, o Monterrey aparece como aquele que tem mais chances de romper o domínio de Europa e América do Sul.

Contudo, se depender do retrospecto dos mexicanos, isso não acontecerá. O próprio Monterrey, no ano passado, e o Pachuca, em 2010, sequer avançaram para a semifinal e ficaram com a quinta posição.

Além de Corinthians e Chelsea, apenas mais um time tem atletas brasileiros no elenco, o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, que conta com os atacantes Maranhão e Rafinha. Ambos foram revelados em equipes do interior de São Paulo e estão na Ásia há mais de três anos.

Na chave do time paulista, estão três equipes que lutarão para estar na semifinal. Estreante na competição, o Sanfrecce Hiroshima foi a última equipe a se garantir no Mundial, com o título do Campeonato Japonês no dia 24 de novembro. A conquista foi a primeira do antigo clube dos brasileiros Beto, ex-Botafogo, Flamengo e Vasco, e César Sampaio, ex-Palmeiras, na primeira divisão.

O primeiro adversário da equipe nipônica, amanhã é o modesto e amador Auckland City, da Nova Zelândia. Quem vencer duelará com o Al Ahly, do Egito. O representante da Oceania e o da África disputam o Mundial pela quarta vez, ultrapassando Barcelona e Pachuca, que jogaram o torneio três vezes.

O Al Ahly, praticamente, não jogou neste ano, devido a suspensão do Campeonato Egípcio devido a tragédia de Port Said. Ainda assim, o clube conquistou o título continental. No torneio que começa amanhã, o time africano foi autorizado a usar faixa representando luto aos torcedores mortos no conflito em fevereiro.

Calendário do Mundial de Clubes:

Quinta-feira (06/12).

Eliminatória prévia para quartas de final.

1. Sanfrecce Hiroshima (JAP) - Auckland City (NZL). Yokohama.

Domingo (09/12).

Quartas de final.

2. Ulsan Hyundai (CDS) - Monterrey (MEX). Toyota.

3. Vencedor do jogo 1 - Al Ahly (EGI). Toyota.

Quarta-feira (12/12).

Confronto pelo quinto lugar.

4. Perdedor do jogo 2 - Perdedor do jogo 3. Toyota.

Semifinais.

5. Vencedor do jogo 3 - CORINTHIANS (BRA). Toyota.

Quinta-feira (13/12).

Semifinais.

6. Vencedor do jogo 2 - Chelsea (ING). Yokohama.

Domingo (16/12).

Confronto pelo terceiro lugar.

7. Perdedor do jogo 5 - Perdedor do jogo 6.

Final.

8. Vencedor do jogo 5 - Vencedor do jogo 6. Yokohama.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook