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02 novembro 2012

Com fracasso no patrocínio em 2012, Timão quer R$ 6 milhões no Mundial


Sem patrocínio master na temporada, o Corinthians negocia com empresas um acordo pontual para os dois jogos do Mundial de Clubes, em dezembro. A expectativa é arrecadar entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões, valor que pode ser três vezes maior aos R$ 2 milhões pagos pela montadora Iveco nas finais da Copa Libertadores, diante do Boca Juniors (ARG).

Para a competição intercontinental, a Fifa permite um único patrocinador estampado no peito da camisa. Por isso, apenas uma empresa será contemplada com o espaço.

O Timão espera terminar 2012 com arrecadação de R$ 12 milhões com acordos pontuais (quer dobrar o valor que, até agora, foi de R$ 6 milhões). O valor total de patrocínio, no entanto, ainda será considerado um fracasso pela expectativa criada no início do ano.

No balancete divulgado pela diretoria no site oficial, a arrecadação com patrocínio e publicidade até 31 de agosto foi de R$ 22,8 milhões, o que hoje representa somente 9,2% das receitas totais do clube. O valor ainda considera parte do montante já pago pela Nike, fornecedora de material esportivo.

A perspectiva é que a receita no setor em 2012 seja inferior a 2009, 2010 e 2011, período pós-Ronaldo, em que o marketing alvinegro começou a atrair parceiros. Sem o Fenômeno, apesar de o clube não admitir, a dificuldade aumentou.

O vice-presidente Luis Paulo Rosenberg e o diretor de marketing Ivan Marques são criticados pela falta de um patrocinador fixo para o peito da camisa no ano. A dupla sempre falou em R$ 50 milhões pelo espaço nobre, valores absurdos de acordo com especialistas do mercado.

O ex-presidente Andrés Sanchez chegou a buscar empresas e a oferecer acordos com valores menores, algo rechaçado pelo departamento.

De acordo com a previsão orçamentária de 2012, o Timão pretendia arrecadar R$ 64 milhões com patrocínio, sendo R$ 40 milhões pelo espaço principal da camisa. O número considera R$ 15 milhões da Nike e R$ 9 milhões da Fisk, que ocupa a barra da camisa e cujo contrato se encerra no dia 31 de dezembro deste ano.

Questionado pelo LANCENET! sobre negociações de patrocínio, o vice Luis Paulo Rosenberg foi evasivo.

– Está caminhando. Enquanto não andar para trás está muito bom... – limitou-se a afirmar o dirigente.

RECEITA DE TV É O DIFERENCIAL

A arrecadação com os direitos de transmissão de televisão é o grande diferencial em 2012. De acordo com o balancete referente até 31 de agosto, o Corinthians já recebeu R$ 121,2 milhões da TV Globo, o que representa 48,8% da receita total.

A TV começou a se tornar a maior fonte de renda corintiana a partir de 2009. Naquele ano, porém, a arrecadação foi de R$ 40,4 milhões, cerca de três vezes menor do que nos dias atuais. Na ocasião, o montante representou 22,3% da receita total do clube.

Em 2008, a maior fonte de receita foi a venda de direitos federativos, que levou R$ 26,8 milhões aos cofres alvinegros (22,8% do total). A arrecadação com o direito de TV foi de R$ 25,6 milhões (21,8% do total).

Em 2007, a diferença foi ainda mais gritante. Alavancada pela venda do meia Willian ao Shakhtar Donetsk (UCR) por R$ 38 milhões, a arrecadação com negociação chegou a R$ 71,4 milhões, o que representou 53,4% da receita total. Pelos direitos de transmissão de televisão, o Corinthians naquele ano faturou apenas R$ 23,4 milhões, o que representou apenas 17,5% do total.

RECEITA DE PATROCÍNIO E PUBLICIDADE - ATÉ 31 DE AGOSTO 2012

FISK (fixo na barra): R$ 9 milhõesMAGAZINE LUIZA (pontual no peito): R$ 900 milMARABRAZ (pontual na manga): R$ 900 milIVECO (pontual no peito): R$ 3,6 milhões (R$ 1,6 milhão nas semifinais + R$ 2 milhões nas finais)BOMBRIL (pontual no ombro): R$ 600 milFORNECEDOR DE MATERIAL (Nike): 7,8 milhões (total é R$ 15 milhões/ano)

OBS. APITO PROMOCIONAL (pontual no peito) rendeu apenas R$ 600 mil, dos R$ 1,5 milhão prometidos. Sem receber, clube deixou de estampar a marca.     Acordo foi no fim de agosto, após o fechamento do balancete

OBS 2. Em seu balancete, o Corinthians considera receita de exploração comercial, licenciamento e franquia no quadro "Clube Social" e não no "Departamento de futebol"

PATROCÍNIO E PUBLICIDADE DESDE 2007

2007 - 19,1 milhões (14,3% da receita total)2008 - 24,7 milhões (21%)2009 - 37,6 milhões (20,8%)2010 - 47,3 milhões (22,2%)2011 - 44,4 milhões (15,3%)2012 - 22,8 milhões (9,2%) até 31 de agosto

RECEITA DO CORINTHIANS NOS ÚLTIMOS ANOS

2007: 133,7 MILHÕES

TV - R$ 23,4 milhões (17,5%)Patrocínio e publicidade - R$ 19,1 milhões (14,3%)Social e Amador - R$ 12 milhões (9%)Negociação de jogador - R$ 71,4 milhões (53,4%)Arrecadação de jogos - R$ 7,5 milhões (5,6%)Fiel Torcedor, Premiações e Loterias - R$ 0,3 milhão (0,2%)

2008: 117,5 MILHÕES

TV - R$ 25,6 milhões (21,8%)Patrocínio e publicidade - R$ 24,7 milhões (21%)Social e Amador - R$ 21,1 milhões (18%)Negociação de jogador - R$ 26,8 milhões (22,8%)Arrecadação de jogos - R$ 16,6 milhões (14,1%)Fiel Torcedor, Premiações e Loterias - R$ 2,7 milhões (2,3%)

2009: 181 MILHÕES

TV - R$ 40,4 milhões (22,3%)Patrocínio e publicidade - R$ 37,6 milhões (20,8%)Social e Amador - R$ 31,6 milhões (17,5%)Negociação de jogador - R$ 29,9 milhões (16,5%)Arrecadação de jogos - R$ 27,6 milhões (15,2%)Fiel Torcedor, Premiações e Loterias - R$ 13,9 milhões (7,7%)

2010: 212,6 MILHÕES

TV - R$ 55 milhões (25,9%)Patrocínio e publicidade - R$ 47,3 milhões (22,2%)Social e Amador - R$ 39 milhões (18,3%)Negociação de jogador - R$ 35 milhões (16,5%)Arrecadação de jogos - R$ 29,4 milhões (13,8%)Fiel Torcedor, Premiações e Loterias - R$ 6,9 milhões (3,3%)

2011: 290,5 MILHÕES

TV - R$ 112,5 milhões (38,7%)Patrocínio e publicidade - R$ 44,4 milhões (15,3%)Social e Amador - R$ 32 milhões (11%)Negociação de jogador - R$ 59,7 milhões (20,6%)Arrecadação de jogos - R$ 27,1 milhões (9,3%)Fiel Torcedor, Premiações e Loterias - R$ 14,7 milhões (5,1%)

2012: R$ 248,5 MILHÕES (até 31 de agosto)

TV - R$ 121,2 milhões (48,8%)Patrocínio e publicidade - R$ 22,8 milhões (9,2%)Social e Amador - R$ 35,5 milhões (14,3%)Negociação de jogador - R$ 33,6 milhões (13,5%)Arrecadação de jogos - R$ 28,1 milhões (11,3%)Fiel Torcedor, Premiações e Loterias - R$ 7,3 milhões (2,9%)

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