No ano em que o Corinthians comemora cem anos, nada melhor do que relembrar do primeiro centenário que apareceu na História do clube. E ele veio justamente com a conquista de um título: o Campeonato Paulista de 1922. Mais do que a recompensa por uma boa campanha no Estadual, a taça consagrou o grande campeão do Primeiro Centenário da Independência do Brasil.
Mas assim como tudo no Timão, a vitória decisiva não foi fácil. Após perder a liderança nas últimas rodadas do torneio para o Palestra Itália, os corintianos torciam por uma combinação de resultados para seguir sonhando.
E foi no penúltimo jogo que tudo começou a mudar. Após o rival ser goleado por 5 a 1 pelo Paulistano e o Alvinegro bater o Sírio por 1 a 0, bastava um bom resultado no último compromisso para festejar o título. Mas o adversário era justamente a equipe que goleou o Palestra.
Em duelo disputado já no início de 1923, o Corinthians conseguiu seu principal objetivo. Com gols de Tatu e Gambarotta, os corintianos venceram por 2 a 0 e entraram para a História do clube e do futebol paulista.
Além do troféu de campeão, o Timão recebeu um diploma da Associação Paulista de Sports Athleticos por conta da história conquista.
Outras taças centenárias ainda viriam, como a do quarto centenário de São Paulo (1954) e do centenário da Abolição dos Escravos (1988). Mas isso é história para outros capítulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.