Outra postagens

07 junho 2010

Mil jogos


Quatro títulos, 418 vitórias, 1.327 gols marcados, muitas disputas históricas, vários craques e algumas decepções. Em um ponto de vista, dessa maneira pode ser resumida a História do Corinthians no Campeonato Brasileiro. E na tarde deste domingo, às 16h, contra o Botafogo, no Engenhão, a equipe vai alcançou outra marca histórica: a de mil partidas na competição.Adicionar imagem

O Timão vai ser o sétimo time a alcançar esse número no Nacional. Anteriormente, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco (esse último na disputa da atual temporada), já tinham atingido o milésimo compromisso.

Das 40 edições do Brasileirão, o Alvinegro só ficou fora da disputa duas vezes. Os corintianos deixaram de lado o torneio em 1979 para focar o Campeonato Paulista. Já em 2008, a equipe estava na Série B, do Brasileiro.

O momento para comemorar o milésimo jogo não poderia ser melhor. Líder desde o início da competição, o Corinthians quer manter a ponta na última rodada antes da parada para a Copa do Mundo. Para isso, basta sair de campo com o resultado positivo contra os cariocas. E essa é a ideia de Mano Menezes. Com 100% de aproveitamento em casa, o objetivo é manter uma média alta como visitante também.

– Para ser campeão brasileiro nos pontos corridos, você precisa aliar essa força em casa com uma força parecida fora. Esse foi o diferencial dos campeões nos anos anteriores. Tem de fazer o dever de casa e pontuar fora. Vamos tentar fazer isso nessa partida de domingo também – comentou o treinador.

Experiente nos campeonatos de pontos corridos após passar muitos anos no futebol europeu, o lateral-esquerdo Roberto Carlos está focado no objetivo do Alvinegro.

– A nossa maior meta é continuar invicto. Precisamos fazer uma boa partida e continuar nessa linha de trabalho que está muito boa. Temos de ir com o pensamento de ganhar – avaliou o camisa 6.

Se a festa é pelos mil jogos, nada melhor do que completá-la com vitória e liderança. E quem sabe não tenha um presente no fim do ano.

Campeões pelo Corinthians comemoram os mil jogos:

1990 – Ronaldo
'Está indo tudo de encontro ao centenário. Felipe completando marca especial (192 jogos), técnico que pode chegar a cem vitórias... Ter a Libertadores seria legal, mas não aconteceu. O que me marcou no título brasileiro de 1990 (vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo) foram as palavras de Nelsinho Baptista no intervalo. Disse que tínhamos de dar tudo para escrever o nome na História do clube. Após 20 anos, relembro com muita alegria'

1998 – Edílson
'Mil jogos pelo Brasileirão é merecimento de todos os jogadores que deram ao clube essa condição de disputar e brigar pelos títulos. Jogamos o Brasileiro de 1998 como favoritos pelo time que tínhamos. Era uma cobrança muito grande. Fiz um gol na final contra o Cruzeiro de Dida, Marcelo Ramos e outros grandes jogadores. Foi tudo muito especial. O mundo inteiro assistia àquela final. Marcou muito na minha carreira'

1999 – Vampeta
'Só tenho de dar os parabéns ao Corinthians por essa marca de mil jogos. Espero que feche com chave de ouro essa primeira parte do Brasileirão, o título é muito importante. A conquista sobre o Atlético-MG foi bem sofrida, nos deu muita alegria. É só o que lembro (risos). Ganhamos, então é só alegria. Foi um 0 a 0 numa quarta-feira à noite, jogo dificílimo, quase que a gente perde. Mas foi uma conquista muito importante'

2005 – Bruno Octávio
'O Corinthians contratou muitos astros para o Brasileirão de 2005, como Carlitos, Roger, Nilmar... Foi um campeonato cheio de polêmicas, ficamos apreensivos com o caso da arbitragem, jogos anulados, não sabíamos se saíamos para comemorar ou não. Mas foi bem sofrido, típico de Corinthians. Eu estava no meu segundo ano como profissional e pude sair no pôster de campeão. Realizei um sonho de moleque. Foi marcante'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook