Outra postagens

26 março 2012

Corinthians vence o Santos e é o primeiro campeão brasileiro de Beach Soccer


O Corinthians é o primeiro campeão brasileiro de beach soccer. O ‘Timão da Areia’ venceu o Santos por 4 a 1 (gols de André (2), Anderson e Fernando DDI, para os corintianos, e Bruno Malias, para os santistas), no clássico paulista da final disputada há pouco, na manhã deste domingo, dia 25, e conquistou o inédito título nacional diante de ótimo público na Arena Guarapiranga.

Este foi o segundo título do ‘Timão da Areia’, que foi campeão da Copa Vila Velha, no Espírito Santo, em 2011. Esta foi também a segunda vitória corintiana em dois confrontos contra o Santos (a outra foi no I Mundialito, em 2011). O baiano Anderson (Corinthians) foi eleito o ‘Melhor Jogador’.

"Estou muito feliz. Agradeço aos meus companheiros por esse prêmio. Passamos por muitas dificuldades, o grupo veio renovado para essa competição e estou muito emocionado. Esse é um prêmio de todos, do nosso conjunto, da nossa equipe", afirmou Anderson, artilheiro do Corinthians na competição com 6 gols.

"É muito bom ganhar um título dessa expressão vestindo a camisa do Corinthians, ainda mais contra uma equipe tão qualificada, como é o Santos. Marcar gols num clássico como esse, numa decisão de Campeonato Brasileiro, é algo maravilhoso. Temos que comemorar muito essa conquista", comemorou o camisa 9, André, que marcou duas vezes na final.

Corinthians 4 x 1 Santos

Em quadra, nada menos do que sete jogadores campeões da Copa América com o Brasil no último dia 18, no Rio Quente (GO). Tendo a base da seleção nacional, o Corinthians vinha de vitória sobre o Cruzeiro na semifinal, enquanto o Santos, único invicto da competição, apostava no seu ‘conjunto capixaba’ para sair vencedor.

Do lado de fora, um duelo de estrategistas. No banco corintiano, Alexandre Soares, técnico tetracampeão da Copa do Mundo FIFA (2009/2008/2007/2006) com a Seleção Brasileira. No banco santista, Gilberto Costa, ex-preparador físico da Seleção Brasileira e campeão do I Mundialito (Vasco da Gama) e da I Copa Brasil (Botafogo), ambos em 2011.

O primeiro susto veio logo no primeiro segundo de jogo. Fernando DDI, na saída de bola, DDI acertou o travessão de Marquinhos, quase abrindo o placar para o Corinthians.

O ‘Timão’ tinha a iniciativa do jogo, Souza arriscou duas vezes de longe, mas sem perigo para Marquinhos. A resposta santista veio com Buru, testando Mão, aos 3’05", com o camisa 1 mandando para escanteio. Na cobrança, Bruno Malias cabeceou forte e a bola explodiu no travessão. Mão apareceu bem novamente em cabeçada à queima-roupa de Malias.

Chance de lá, chance de cá, Marquinhos mostrou reflexos para evitar o gol de André aos 6’48".

Apesar da marcação forte, o jogo era bom, muito equilibrado e os times bucavam o ataque. O Santos pediu pênalti quando Rui caiu na área após dividida com Anderson. O sol forte e a tarde de muito calor fez a velocidade diminuir, o jogo ficou mais cadenciado e Buru teve a última chance da primeira etapa, a 16 segundo do fim, num chute perigoso, de primeira, que Mão defendeu com os pés. Tudo igual e placar zerado.

Alan encheu o pé na saída da segunda etapa e Mão fez a defesa. Marquinhos, goleiro que tem dois gols marcados com a camisa do Brasil, também chutou forte, para outra defesa de Mão. João Vítor também fez Mão trabalhar e o Santos parecia ter voltado melhor do intervalo. Marquinhos acertou outro belo chute, Mão deu rebote e a defesa corintiana afastou.

A primeira chance do Corinthians s’o apareceu aos 4’, quando DDI tentou de longe e Marquinhos defendeu. Bruno Malias e André, muito bem marcados, recebiam poucas bolas, apareciam pouco. O ‘Peixe’ ditava o ritmo do jogo, tinha a posse e todas as bolas passavam pela dupla Alan e Buru. DDI era a peça mais ofensiva do ‘Timão’ e o camisa 10 quase surpreendeu Marquinhos num belo lance de bicicleta, a bola quicou no chão e enganou o camisa 12 do Santos.

A bola passou por cima do travessão. Até que... brilhou a estrela do melhor atacante do mundo. André recebeu lançamento de Mão, dominou e, sem deixar a bola cair, deu um lençol em Buru, driblou Marquinhos e Alan e tocou para o fundo das redes: 1 a 0, aos 8’24". O Santos sentiu o gol. Buru, com a bola dominada, bobeou à frente de DDI. O camisa 10 corintiano deu o bote e, de bico, empurrou para dentro do gol: 2 a 0, aos 9’55". Com a vantagem no placar, o Corinthians tocou a bola esperando o fim do segundo período.

Gilberto Costa mandou o goleiro Alessandro à quadra, substituindo Marquinhos, aproveitando a boa pontaria do seu reserva. O Santos precisava de gols, corria atrás do placar e se mandou ao ataque. Um gol no início da etapa final era fundamental. E ele saiu. Jogada ensaiada de escanteio, Rui cobrou e Bruno Malias, de voleio, diminuiu: 2 a 1, aos 1’40".

Bruno Malias quase empatou no lance seguinte. Mas a reação do ‘Peixe’ parou nos pés de André. O camisa 9 corintiano, ‘Artilheiro’ da Copa do Mundo FIFA 2011, recebeu na direita do ataque, cortou Bruno Malias e chutou cruzado. A bola raspou em Buru e enganou Alessandro: 3 a 1, aos 3’50". André quase aumentou num chute de primeira que passou rente ao travessão

Anderson, em jogada individual, fez mais um: 4 a 1, aos 6’25". Rui quase diminuiu num chute que passou muito perto. Da arquibancada, vinham os gritos de ‘olé’ dos corintianos, mas o Santos não se entregava, pressionava no campo de ataque, tentando o que, àquela altura, seria um ‘milagre’. Mas não deu. O Corinthians fez o tempo correr e escreveu seu nome na história como o primeiro campeão brasileiro de beach soccer.

Corinthians 4 x 1 Santos

CORINTHIANS - Mão, Souza, Anderson, Fernando DDI e André. Entraram: Klebinho e Daniel Souza. Técnico: Alexandre Soares

SANTOS - Marquinhos, Buru, Rui, Alan e Bruno Malias. Entraram: Maguinho, João Vítor, Gil, Franceschini e Alessandro. Técnico: Gilberto Costa

GOLS - André (2), Anderson e Fernando DDI (Corinthians) e Bruno Malias (Santos)

ARBITRAGEM - Renato de Carlos (FIFA-SP), Ivo Alexandre (FIFA-SE), Márcio Gonçalves (FIFA-PE) e Alex Gomes (CBBS-ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook