Outra postagens

16 março 2014

Início de Neymar no Barça é inferior a Romário, Fenômeno, Rivaldo e R10

Neymar no jogo Barcelona e Manchester City (Foto: AFP)

GLOBO ESPORTE

Neymar tem sido criticado por parte da imprensa espanhola por conta de sua performance com a camisa do Barcelona e também em virtude da repercussão das investigações acerca dos valores de sua transação, que derrubaram até o presidente do clube Sandro Rossel. Estatisticamente o ano de estreia do ex-santista ainda está abaixo das primeiras temporadas de Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho pelo clube catalão, e Neymar deve ter apenas mais 16 partidas para tirar esta desvantagem. (clique no vídeo e confira a reportagem)

O camisa 11 barcelonista fez até este domingo 12 gols em 32 partidas. São sete gols no Campeonato Espanhol, três na Liga dos Campeões, um na Supercopa da Espanha e outro pela Copa do Rei. Esses números dão a Neymar uma média de 0,37 gols por jogo.

Com cerca de 80% da temporada europeia já disputada, os números de Neymar não estão no nível de outros craques brasileiros em suas primeiras temporadas com a camisa azulgrana e ele vai ter que marcar muitos gols se quiser aumentar sua média.
romario ronaldinho gaucho rivaldo ronaldo barcelona montagem (Foto: Getty Images)


O melhor começo dos craques brasileiros do Barça é o de Ronaldo Fenômeno, que na temporada 96-97 marcou 47 gols em 49 jogos, chegando a uma incrível média de 0,96 gols por jogo. Romário em 93-94 balançou as redes 32 vezes em 47 jogos, com média de 0,68 gols por jogo. Já o meia-atacante Rivaldo fez 28 gols em 51 jogos em 97-98, chegando a uma média de 0,55. Ronaldinho Gaúcho também tem números melhores que Neymar, com 22 gols em 45 jogos e uma média de 0,49 na temporada 2003-04.

Neymar está neste momento apenas na quinta colocação entre os barcelonistas que mais marcaram gols pelo clube em 2013-14, atrás de Messi (28), Alexis (18), Pedro (17) e Fábregas (13). Restam 11 partidas pelo Espanhol, a final da Copa do Rei e cinco possíveis jogos pela Liga dos Campeões, dependendo de quão longe o Barça for.

Dentro da artilharia do Campeonato Espanhol, os sete gols de Neymar o colocam na 25º colocação da tábua de marcadores. David Villa, que deixou o Barcelona para abrir espaço para o brasileiro já marcou 13 vezes pelo Atlético de Madrid, enquanto que o líder é o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, com 24 tentos marcados.

Em sua última partida pelo clube catalão, contra o Manchester City, Neymar teve atuação razoável, mas passou novamente em branco, e alguns torcedores já demonstram impaciência com o camisa 11 culé, afirmando que ele não tem o perfil de jogador do Barça.

Mas tudo muda de figura quando o parâmetro é a seleção brasileira. Pelo Brasil, Neymar já tem uma média de gols igual à de Ronaldo Fenômeno, 0,63 por jogo, e com apenas 22 anos já fez 30 gols em 47 partidas vestindo a amarelinha.

Messi e Cristiano Ronaldo, ambos mais velhos e com mais partidas, têm curiosamente a mesma média de 0,44 gols/jogo.  Enquanto Messi já fez 37 gols em 84 partidas pela Argentina, CR7 já marcou 49 vezes em 110  jogos por Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook