Neste caso, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) fechou um contrato de serviços de consultoria com a Ogilvy & Mathers Brasil Comunicação, que faz parte do grupo WPP do Brasil. Assim, o dinheiro público vai para os cofres da WPP, sócia de Ronaldo. Mas assessores do ex-jogador, da empresa, do comitê organizador e da Embratur negam relação entre o contrato público e ele.
A história começa em 2010. Foi em setembro daquele ano que Ronaldo e a WPP do Brasil anunciaram um acordo para a criação da 9ine.
Um mês depois, em outubro de 2010, a Ogilvy ganhou uma licitação da Embratur, órgão do Ministério do Turismo. O objetivo era divulgar o Brasil no exterior como parte das ações relacionadas à organização da Copa-2014.
Houve uma concorrência pública com quatro lotes. A Ogilvy ficou com o pacote da Europa. Para ganhar a licitação, a empresa não apresentou o valor mais baixo. Seu preço foi o segundo menor, acima da Burston Marsteller. Mas a agência ficou com a maior nota técnica e por isso levou o contrato.
Desde então, a empresa já recebeu R$ 33,4 milhões da Embratur em levantamento feito pelo blog nas contas públicas. Como a WPP é a maior acionista da Ogilvy, é a empresa que fica com o grosso do dinheiro. O contrato começou no final de 2010 e foi estendido por meio de aditivo até junho de 2014.
Durante a sua execução, em novembro de 2011, Ronaldo tornou-se membro da cúpula do COL. A partir daí, começou a atuar como um embaixador do Mundial justamente divulgando o Brasil no exterior, na maioria das vezes em ações coordenadas com o governo federal.
“Como membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA, Ronaldo participou de alguns eventos e visitas a redações de países da Europa, como Inglaterra, França, Itália e Alemanha. Em algumas ocasiões, um representante do governo federal também esteve presente'', disse o comitê.
A tarefa é similar ao que faz a Ogilvy. Em dezembro de 2013, por
exemplo, a empresa organizou uma viagem para 29 jornalistas estrangeiros
pelo Brasil para conhecer as cidades-sede da Copa. O ex-jogador não
participou desse evento. Mas o COL e a Fifa atuaram como parceiros.
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“No detalhamento do objeto desse contrato (Com a Ogilvy), está prevista
a organização, planejamento, acompanhamento e avaliação de viagens
internacionais (press trips), objetivando conquistar o maior número
possível de matérias espontâneas sobre os destinos turísticos
brasileiros a partir da experiência vivida presencialmente'', explicou a
Embratur.
Além do governo federal, a Ogilvy já prestou serviços para a própria
Fifa e para o COL na Copa das Confederações. Foi contratada para uma
campanha promocional sobre o evento em concorrência interna das
entidades.
A assessoria de Ronaldo negou qualquer relação entre ele e a Ogilvy, reconhecendo apenas que ele é sócio da WPP:
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“Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que o Ronaldo não é – e
nunca foi – sócio da Ogilvy. Esta informação é equivocada. O Ronaldo é
um dos proprietários da 9ine. A 9ine nasceu de uma parceria entre ele e a
WPP. A Ogilvy é uma das empresas que integra o WPP – maior grupo de
comunicação do mundo. Mas ser sócio da 9ine não faz do Ronaldo sócio de
quaisquer empresas que compõem o grupo WPP. São sociedades distintas'',
afirmou sua assessoria.
Mesma posição adotou a assessoria da Ogilvy e da 9ine. Sim, apesar da
alegação de que são empresas distintas, a assessoria de imprensa é a
mesma.
“O Grupo Ogilvy Brasil, que compreende agências como Ogilvy &
Mather, OgilvyOne, 9ine, DAVID, HotWorks, Foster, Newport e Etco,
esclarece que a ligação do ex-jogador Ronaldo é única e exclusiva com a
agência de publicidade 9ine, especializada em marketing esportivo e
entretenimento. Apesar de pertencerem ao mesmo grupo econômico (o inglês
WPP Group, listado nas Bolsas de NY e de Londres), essas empresas atuam
em imóveis independentes e atendem clientes conflitantes. Portanto,
Ronaldo não tem qualquer ligação com a estrutura societária e nem mesmo
com os negócios da agência Ogilvy & Mather'', afirmou a assessoria
da holding Ogilvy e da 9ine.
Não há nenhuma prova de que Ronaldo tenha atuado em favor do contrato
da Ogilvy com o governo federal, nem há ilegalidade no negócio. Mas as
questões sobre os conflitos de interesse do jogador são levantadas desde
que ele assumiu cargo no COL.
Concorrentes lembram, nos bastidores, que sua sócia WPP tem projetos ligados ao Mundial. É o caso do contrato com a Embratur.
Quando chegou ao comitê, o ex-jogador descartou problemas: “Não vou me
licenciar da 9ine, minha vida vai continuar normal. Não tem nenhum tipo
de conflito de interesse, não haverá tráfico de influência'',
defendeu-se na ocasião.
Depois disso, uma empresa representada pela 9ine, a Marfinite, ganhou o
contrato para fornecimento de assentos na Arena Fonte Nova, um dos
estádios da Copa-2014.
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