![]() |
A Gaviões da Fiel será a segunda escola a passar pelo sambódromo no sábado (1º) e o enredo deste ano homenageia um grande craque do futebol mundial e do Corinthians: Ronaldo. O carnavalesco Zilkson Reis transformou o jogador em pássaro no enredo "R9 - O voo real do Fenômeno", que traz momentos importantes da vida do atleta, desde quando era apenas um "filhote".
Reis revelou que o Fenômeno estará presente na avenida. Ele desfilará no último carro, junto de convidados.
A passagem de Ronaldo pelo Corinthians não vai faltar, é claro, mas optando por não citar o nome dos outros clubes em que o craque jogou, o carnavalesco criou alegorias para falar do Cruzeiro, Real Madrid, Milan e outros times. "Ao invés de citar o Cruzeiro, por exemplo, mostraremos que Ronaldo voou até as terras de Minas Gerais para se banhar de ouro e, depois, ser eleito o melhor jogador do mundo", explicou Reis.
Para cantar a vida de Ronaldo, a Gaviões levará 4 mil componentes ao Anhembi, divididos em 24 alas, cinco alegorias e cinco setores. O responsável por interpretar o samba-enredo será Bené Teixeira, e Bozó e Gih formarão o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.
Eduardo Fontes, o Mestre Pantchinho, comandará os ritmistas vestidos como reis, representando a escolha de Ronaldo para receber a Bola de Ouro da Fifa. Eles estarão acompanhados das musas Tatiane Minerato, rainha de bateria, e Sabrina Sato, madrinha.
O voo de Bento Ribeiro para o mundo
O enredo buscará apresentar a trajetória de Ronaldo em ordem cronológica e, abrindo o desfile, o primeiro setor tratará da infância. No abre-alas, o gavião, símbolo da escola, trará à tona os sonhos do menino Ronaldo que, além de jogador de futebol, tinha vontade de ser piloto de avião. Segundo Zilkson Reis, dona Sônia, a mãe do craque, foi fundamental para a construção do enredo, revelando detalhes da vida dele e da família que ninguém conhecia.
Voando com suas próprias asas, Ronaldo saiu do subúrbio carioca e conquistou reconhecimento em clubes do Brasil e da Europa. O carnavalesco usará as alas e a alegoria do segundo setor para fazer referências às cidades pelas quais o craque passou e o elo que criou com cada uma delas. A alegoria trará elementos conhecidos de cada local, como uma igreja barroca mineira. O xodó do carnavalesco virá na frente do carro - uma estátua que representa um animal de três cabeças, mesclando um leão, um bisão e um cavalo para representar a força de Ronaldo para se adaptar à cada ambiente.
No terceiro setor será retratada a fama de Ronaldo, um goleador reconhecido nos quatro cantos do mundo e apelidado de Fenômeno pela imprensa italiana. O carro retratará o "batismo" desse novo nome e trará também uma estátua da deusa da vitória. Este setor contará também com a ala das crianças, acompanhada pela madrinha, a atriz Thaila Ayala.
O ápice da vida do jogador será apresentado no quarto setor - Ronaldo fênix, a ave com poder de renascer, "deixando uma mensagem de superação quando poucos ainda acreditavam nele", comentou Reis. O carro alegórico terá a parte da frente na cor preta, com oito pessoas representando corvos e, acima delas, o pássaro de fogo. Velas gigantes representarão a fé do Fenômeno e de dona Sônia, que, em conversas com o carnavalesco, revelou que fez promessas à Nossa Senhora Aparecida pela recuperação do filho.
Como não poderia faltar, o voo dele até o time do parque São Jorge será mostrado na quarta alegoria, com dois mosqueteiros guardando o carro, junto de bandeiras do Corinthians.
No encerramento do desfile, a fase atual de Ronaldo como empresário foi nomeada de "Pássaro Midas", alusão ao sucesso dele na nova área de atuação. O último carro representará um castelo, simbolizando o "império R9". O setor falará também do retorno dele ao Brasil e terá uma ala dedicada ao bem mais precioso do atleta, segundo o carnavalesco, os filhos e a família Nazário.
Fundada em 1969, a escola de samba Gaviões da Fiel já foi campeã do Grupo Especial por quatro vezes. No último ano, ficou na 9ª colocação, com o enredo "Ser fiel é a alma do negócio".
Samba-enredo
Confira abaixo a letra do samba:
“Sonhar é fantástico!
o menino então sonhou
um ser alado, iluminado
abençoado de amor
Fascinado pela bola
também quis brincar o Carnaval
foi crescendo… e com talento genial
viu do Rio de Janeiro
o 'Belo Horizonte' aproximar
um orgulho brasileiro
pro velho mundo admirar
Bateu asas e voou (voou, voou)
o 'menino passarinho' se transformou
consagrado no cenário mundial
Ronaldo, fenomenal!
Mas, nos campos nem tudo são flores
ferido, supera a dor
levanta e vence a batalha
com fé e esperança voltou
e assim abraçado à vitória
com um 'bando de loucos'
constrói 'uma história'
hoje vale ouro a sua imagem
reluz em tudo que conduz
meu samba! uma singela homenagem
exprime a paixão de uma 'nação'
ao som da bateria ritimão
vem cantar comigo este refrão
Quando a galera gritar: é gol!
a rede balança… é show!
um voo real, da terra ao céu
'mais um Gavião pra Fiel'"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.