UOL
Oswaldo de Oliveira e Mano Menezes voltaram para clubes que já treinaram anteriormente com a missão de reconstruí-los, mas seus passos iniciais não convenceram totalmente. Depois de três confrontos com pequenos do Paulista, o confronto entre Santos e Corinthians nesta quarta, na Vila Belmiro, marca o primeiro teste real da dupla em 2014.
Nenhum dos dois grandes está com 100% de aproveitamento na competição. Dono da casa nesse primeiro clássico, o Santos venceu duas vezes e empatou uma até agora. Mesmo quando levou os três pontos, Cícero, Thiago Ribeiro e companhia não encheram os olhos da torcida.
O Corinthians começou bem contra a Portuguesa, mas depois caiu de ritmo contra Paulista e São Bernardo, com direito a derrota na última partida, no Pacaembu. As maiores dúvidas recaem sobre o ataque e algumas de suas peças, como Emerson Sheik e Alexandre Pato.
Apesar de ter vencido em sua primeira passagem, Mano começa bem perto do zero em 2014. Precisa colocar ordem em um elenco que foi acusado de acomodação no ano passado, e além disso tem de mexer em seu sistema ofensivo sem afetar a defesa, sucesso com Tite. Um clássico fora de casa pode ser fundamental para que o trabalho avance sem sustos.
"O campeonato começa a melhorar. É um bom clássico, estamos indo para a quarta rodada, tem possibilidade de render mais. Em jogos desse tamanho, ambas equipes têm compartilhada a responsabilidade", disse Mano Menezes.
O técnico do Corinthians está correto. Oswaldo, embora tenha conquistado mais pontos, é mais questionado que seu colega de profissão. Em seu segundo jogo, o treinador da equipe praiana chegou a mandar uma "banana" para um torcedor que o criticou. Muito da bronca tem a ver com a primeira passagem dele pela Vila Belmiro.
Em 2005, quando chegou ao clube, Oswaldo de Oliveira fez pouco e caiu antes do fim da primeira fase da Libertadores. Curiosamente, seu melhor momento foi justamente contra o Corinthians, em uma atuação de gala de Robinho contra Tevez e companhia.
Naquela oportunidade, o jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista também era o primeiro grande teste do treinador. Robinho marcou dois, dançou a cumbia na Vila Belmiro e o Santos fez 3 a 0 no rival.
"É alta competição, não teste, é um jogo maior que os outros e quando vier o Brasileiro é a tônica da competição. São jogos assim que a gente tem que jogar para crescer", disse Oswaldo de Oliveira.
Em 2014, como há nove anos, o treinador recebeu poucos reforços da diretoria. Na primeira passagem, o principal nome foi o meia Tcheco, que não conseguiu se firmar com a camisa santista. Além disso, o técnico não pôde contar com os volantes Zé Elias e Fabinho, o zagueiro Antônio Carlos e o meia Fábio Baiano. Na ocasião, pelo menos, Oswaldo ainda tinha como alento Robinho e Deivid no ataque.
Desta vez, ele não pode contar com o atacante Leandro Damião por causa de entraves contratuais, e Lucas Lima e Rildo, que já treinam no clube do litoral paulista, mas sequer foram anunciados oficialmente como reforços. Se não bastasse, Montillo foi negociado com o futebol chinês e Edu Dracena operou o joelho esquerdo.
Com tantos problemas, Oswaldo teve que apelar para as categorias de base. Jorge Eduardo, campeão da Copa São Paulo diante do Corinthians, no Pacaembu, já foi promovido e deve iniciar a partida como titular na vaga de Geuvânio, que se recupera de lesão.
No lado corintiano, Fagner é a maior ausência, já que ainda não tem condições de estrear na lateral direita. Mano ainda decidiu fazer mistério com o ataque do time, não revelando quem vai ocupar as quatro vagas disponíveis. A tendência é que Alexandre Pato e Emerson Sheik, titulares no último sábado, voltem para o banco de reservas.
A partida ocorrerá nesta quarta, às 22h, na Vila Belmiro, e terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.
FICHA TÉCNICA
Data: 29/01/2014
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira
Assistentes: Émerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse
SANTOS
Aranha; Cicinho, Neto, Jubal e Mena; Alan Santos, Arouca e Cícero; Thiago Ribeiro. Jorge Eduardo e Gabriel
Técnico: Oswaldo de Oliveira
CORINTHIANS
Walter, Diego Macedo, Gil, Paulo André e Uendel; Ralf, Guilherme, Rodriguinho e Danilo; Romarinho e Guerrero
Técnico: Mano Menezes
Outra postagens
29 janeiro 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.