Outra postagens

03 janeiro 2014

Hora de ficar de olho na molecada do futebol

Cada um dos quatro grandes times paulistas tem o seu 'garoto prodígio' "Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta sexta; Confira a situação dos quatro grandes paulistas"
A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta sexta-feira, 03, e os quatro clubes grandes de São Paulo têm objetivos distintos, além do básico que os une na competição: a conquista do título do mais importante torneio da categoria no Brasil, tão essencial quanto revelar os craques:

Octocampeão, Timão quer voltar a revelar
Maior vencedor da Copinha, com oito títulos, Corinthians vem dando pouco espaço as crias da base. Sem grandes contratações, garotos podem aparecer

POR: Lucas Bettine
lucas.bettine@diariosp.com.br

Em todo começo de Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians é colocado entre os favoritos ao título. E não é para menos. Desde 1969, a equipe do Parque São Jorge já faturou o torneio oito vezes — além de mais sete vices —, mais do que qualquer outro rival. Mas, ultimamente, a base vem sendo deixada meio de lado.

Como a arrecadação dos profissionais aumentou muito de alguns anos para cá, o clube conseguiu comprar jogadores consagrados e não teve necessidade de promover garotos. Mas essa geração quer mudar a história recente.

Aproveitando que o time profissional não fez grandes contratações, os garotos querem mostrar serviço. Mas o técnico da equipe, Osmar Loss, pede calma ao grupo. 

“Muitos dos garotos têm qualidade para subir, mas não podemos colocar esse peso nas costas deles. Tem de ser com calma. Ser profissional em um clube como o Corinthians é muita responsabilidade”, falou o comandante alvinegro.

Título/ Querer revelar novos talentos não indica que o título ficou em segundo plano. O atacante Léo e o lateral-direito Lucão, que já defenderam os profissionais, trazem força ao bom time. O atacante Lucas Douglas, artilheiro da equipe no Paulista sub-20, com 14 gols, também poderá ter sucesso. 

O Timão, cujo grupo está sediado em Limeira, estreará na competição no próximo domingo, contra o Remo, às 19h. 

TÍTULOS
8

EM 2013
Eliminado na 1 fase do mata-mata

ELE É O CARA

Léo - Atacante
Mesmo tendo 18 anos, Léo traz ao time a experiência de já ter defendido o time profissional do Timão em oito jogos. Tite elogiou bastante a velocidade dele pelos lados e a habilidade. Foi campeão da Copinha com a equipe alvinegra 
em 2012, com só 16 anos.

GRUPO K
Corinthians
Inter de Limeira-SP
Remo-PA
XV de Piracicaba-SP

Peixe defende o título com reforço de Neilton
Atual campeão, Santos aposta na promessa que brilhou na Copinha em 2013 para conquistar o tricampeonato. Atleta, porém, segue com futuro indefinido

POR: Luciano Trindade
Especial para o DIÁRIO

Para a maioria dos clubes grandes, a Copa São Paulo de Futebol Júnior é  o torneio ideal para revelar novos jogadores. No Santos, isso não é diferente. Mas, na edição de 2014, o Peixe não só vai em busca de novas promessas, como também espera a recuperação de uma que brilhou na última Copinha: o garoto Neilton, de 19 anos.

Apontado por alguns como o substituto de Neymar, não só pelo nome parecido como pelo jeito brincalhão e irreverente, Neilton foi um dos principais responsáveis pela conquista do bicampeonato santista na competição, em 2013.

Aliás, o atacante chegou à decisão do ano passado, na qual o Peixe bateu o Goiás, com status de herói, após marcar três gols contra o Palmeiras, eliminando o rival na semifinal.

Imediatamente após o torneio, o jovem foi promovido ao time profissional, cercado de expectativas. Com o técnico Claudinei Oliveira, se tornou titular. Porém, com o tempo, caiu de rendimento e passou a amargar o banco de reservas.

Futuro/ Apesar de estar inscrito na Copinha e pronto para jogar na estreia do Santos, no domingo, contra o Alecrim-RN, às 17h, na Vila, Neilton segue com o futuro indefinido.

Está marcada para hoje, inclusive, uma reunião entre o representante do jogador e a diretoria do Peixe para negociar a renovação do contrato do atleta. O acordo atual se encerrará em maio e o Botafogo  se mostra interessa em tirá-lo da Vila.

TÍTULOS
2

EM 2013
Conquistou o bicampeonato

ELE É O CARA

Neilton - Atacante
Neilton foi um dos heróis da conquista do título do Santos em 2013, subiu para o profissional, mas não conseguiu se firmar. Futebol, contudo, ele tem 
e já mostrou isso. Espera agora, na Copinha, voltar à boa fase e ajudar o Santos a buscar o tricampeonato.

GRUPO V
Santos
Criciúma-SC
Alecrim-RN
Capital-DF

Embalado, Verdão busca troféu inédito
Após ficar em segundo lugar no Campeonato Brasileiro sub-20, no mês passado, Palmeiras é apontado como um dos favoritos ao título da Copinha

POR: João Pontes 
joao.pontes@diariosp.com.br

Dos quatro grandes clubes do futebol paulista, o Palmeiras é o único que nunca conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No entanto, apesar do tabu na principal competição de base do Brasil, o Verdão é apontado como um dos favoritos ao título nesta temporada.

No mês passado, o clube do Palestra Itália fez excelente campanha no Campeonato Brasileiro sub-20, disputado em Porto Alegre. Após eliminar o Flamengo, nas quartas de final, e o Grêmio, na semifinal, o alviverde perdeu para o Internacional na decisão.

“Nosso principal objetivo é dar rodagem e experiência aos jogadores. Disputar a final do Brasileiro sub-20 foi muito importante. Estamos com um time forte”, comemorou o técnico Diogo Giacomini.

Credenciado/ Apontado como um dos destaques do time, o volante Josimar acredita que a campanha no Brasileiro sub-20 credenciou o time a brigar pelo título da Copinha.

“Mostramos no Brasileiro sub-20 que temos capacidade de ir bem na Copa São Paulo. É um campeonato que nos dá visibilidade. Temos de nos cuidar para fazer um bom trabalho. Teremos três jogos difíceis na primeira fase e precisamos aproveitar as chances”, disse. 

A estreia do Palmeiras na Copa São Paulo será neste sábado, às 19h, em São Carlos, cidade sede do Grupo H. Além do time baiano,  o Verdão também  enfrentará o São Carlos e o Piauí durante a primeira fase.

TÍTULOS
0

EM 2013
Eliminado na semifinal

ELE É O CARA

Thiago Martins - Zagueiro
Capitão da equipe, o beque é o único dos 25 jogadores  palmeirenses relacionados para a competição que já atuou no time principal do Verdão. Revelado no Mogi Mirim, foi contratado no ano passado. Após a Copinha, deverá subir de vez para o profissional.

GRUPO H
Palmeiras
Fluminense de Feira-BA
São Carlos-SP
Piauí-PI

Após polêmica, Tricolor ataca jejum
Alvo de ameaça de boicote de outros clubes, São Paulo foca retorno ao topo da disputa. A última conquista do clube no torneio foi na edição de 2010

POR: Marta Teixeira 
marta.teixeira@diariosp.com.br

Famoso pelo trabalho na formação de base, o São Paulo chega à Copinha deste ano após uma longa polêmica. Acusado de aliciar jovens de outras agremiações, o Tricolor foi alvo de uma ameaça de boicote de alguns clubes, que cogitavam a possibilidade de não disputar a competição caso o representante do Morumbi não fosse punido. Muita conversa, muita chiadeira, mas, a partir de hoje, todo mundo se reencontrará em outra Copa São Paulo. Como se nada tivesse acontecido.   

Sem vencer o torneio há três anos, o São Paulo tenta mudar essa incômoda situação nesta edição. E, para a disputa desta temporada, a garotada de Cotia chega sob nova direção. 

Sérgio Baresi — que comandou o time na  conquista de 2010, além de nas duas últimas edições — não é mais o técnico da base. Assumiu o projeto de parceria internacional do Tricolor e foi substituído por Clementino Fonseca Aguiar, o Menta, à frente da garotada. Trabalhando com a base desde 2008, o novo treinador tem o desafio de pôr fim ao jejum.

No ano passado, a equipe parou nas quartas de final, eliminada pelo Goiás, que terminou com o vice-campeonato. 

Preparados/ Este ano, a ambição é provar que o clube segue forte na formação e já conta com um grupo maduro o suficiente para vencer o principal torneio nacional da categoria. 

A estreia será nesta sexta, às 21h, contra os japoneses do Kashiwa Reysol, na Arena Barueri. 

TÍTULOS
3

EM 2013
Eliminado nas quartas de final

ELE É O CARA

Boschilia - Meia
Vice-artilheiro no Mundial sub-17 de 2013, o meia Gabriel Boschilia é a bola da vez na base tricolor. Destaque na última Copa do Brasil da categoria, o garoto tem futebol no sangue. É sobrinho-neto do ex-árbitro Dulcídio Vanderlei Boschilia.

GRUPO W
São Paulo
Barueri
Kashiwa Reysol-JAP
Auto Esporte-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook