Outra postagens

22 janeiro 2014

Há 30 anos, Santos vencia Corinthians na final da Copa SP; craque do título morreu precocemente

Gérson (à dir.), pelo Internacional, cumprimenta Marcio, do Corinthians, no Brasileiro de 1992

ESPN

Corinthians e Santos vão fazer a decisão da Copa São Paulo de Juniores, no próximo sábado, no Pacaembu, dia do aniversário da capital paulista. Por coincidência, há exatos 30 anos, os dois times realizaram a final da competição, mas como palco do grande duelo o Estádio do Canindé.

À época, o time de Parque São Jorge participava de sua sexta decisão - até então eram dois títulos (1969 e 1970). Enquanto isso, a equipe da Vila Belmiro chegava a sua segunda final, tendo perdido dois anos antes para a Ponte Preta. No fim de semana, o Corinthians vai tentar a nona taça em sua 16ª decisão, e o Santos, atual campeão, buscará o tri no seu quinto jogo final.

Em 22 de janeiro de 1984, melhor para o Santos: vitória por 2 a 1 sobre o maior rival. Gérson abriu o placar para o Peixe em rebote, mas Rogério empatou em belo chute de fora da área. O gol da vitória saiu aos 43 do segundo tempo, quando o zagueiro Flávio testou forte após cobrança de escanteio. No mesmo ano, o time principal santista também ganharia o Paulista em cima do arquirrival.

O Corinthians tinha naquele time o zagueiro Marcelo Dijan, que mais tarde se tornaria figura importante nas conquistas do Paulistão em 1988 e do Brasileiro dois anos depois.

Já o Santos revelou Gérson, artilheiro da Copinha em 1984. O atacante de faro de gol apurado subiu para os profissionais no ano seguinte, mas foi negociado com o Guarani. Após passagem pelo Paulista de Jundiaí entre 1986 e 1988, ele chegou ao Atlético-MG e se tornou ídolo, sendo importante no título mineiro de 1989 e ainda garantindo convocações para a seleção. Depois, também teve grande passagem pelo Internacional, onde conquistou o Gaúcho e a Copa do Brasil de 1992.

Gérson é o único jogador a ter sido três vezes artilheiro da Copa do Brasil (1989, 1991 e 1992). No entanto, sua carreira foi interrompida precocemente, aos 28 anos, ao morrer em 1994. A versão oficial é de que o atacante faleceu de toxoplasmose, mas a direção do Inter garante que ele era portador do vírus da Aids - sua família sempre negou tal informação.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2X1 CORINTHIANS

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 22 de janeiro de 1984
Árbitro: José de Assis Aragão
Gols: SANTOS - Gerson aos 18 minutos do primeiro tempo, e Flávio aos 43 minutos do segundo tempo; CORINTHIANS - Rogério aos 32 minutos do primeiro tempo

SANTOS: Nilton; Amauri, Pedro Paulo, Flávio e Mário; Mazinho, Enéias e Édson; Mauro, Gérson e Guinho (Rogério). Técnico: Ernesto Marques

CORINTHIANS: Alexandre; Éder (Ferrari), Marcelo, Pinela e Brandão; Moisés, Careca e Edmundo; Aguinaldo, Carioca (Valtinho) e Rogério. Técnico: Élcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook