![]() |
Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians |
Por Sergio Gandolphi
São Paulo
Um temporal se arma sobre a zona leste de São Paulo. Mas nada muda no puxado treinamento dos goleiros do Corinthians. Mauri Lima, responsável pela atividade, está no gramado esperando por Cássio, Danilo Fernandes, Walter e Julio Cesar.
Com cones espalhados, ferros fincados no chão e inúmeros outros acessórios, ocupando quase metade do campo, ele aguarda a chegada do quarteto. E logo os coloca para trabalhar pesado.
O GloboEsporte.com acompanhou um período de treinos dos goleiros do Corinthians e conheceu o “circuito de exercícios” a que eles são submetidos nestes primeiros dias de trabalho em 2014. O vídeo acima, gravado no dia 9, com todos os detalhes do treinamento, ainda mostra Cássio em ação. No entanto, na última quarta-feira, o goleiro sofreu uma fratura na mão esquerda e terá de parar por um mês.
– Para o goleiro, o fundamental é ter a perna forte. Trabalhamos a parte técnica, velocidade, agilidade, mas se ele não tiver as pernas fortes, não consegue chegar na bola. O goleiro pode até não ter muita técnica, mas se ele chegar na bola, com a força das pernas, ele consegue fazer a defesa – diz Mauri, funcionário do clube desde 2 de janeiro de 2008.
O preparador elaborou um cronograma de trabalho baseado no fortalecimento muscular dos goleiros. Nada de ficar apenas chutando bolas a gol, de diversos lugares do campo. Na movimentação, antes de chegarem à meta para fazer a defesa, os goleiros precisam superar alguns obstáculos.
Ora precisam fazer saltos em sequência e depois ir para o gol; ora fazem zigue-zague, corrida, desvio de bonecos infláveis, movimentos com elástico… São inúmeros passos elaborados para aumentar a frequência cardíaca e fortalecer as pernas dos jogadores, que precisam das mãos firmes para trabalhar em campo.
– O treinador de goleiros precisa fazer com que o trabalho chegue o mais próximo da situação de jogo. Usamos os bonecos, por exemplo, para simular a saída de gol sem machucá-los. Eles têm de fazer o desvio e segurar a bola, que vem pelo alto. Fazemos trabalho na areia e depois defesas, para fortalecer as pernas. No treino incomoda, cansa, mas isso dá um bom reflexo no jogo – explica Mauri.
Por conta da alta intensidade, o “circuito” não costuma ser demorado. Em menos de uma hora eles finalizam o trabalho. Na tarde em que o GloboEsporte.com acompanhou o trabalho, por exemplo, o quarteto teve de fazer seis estações antes de defender seis chutes de Mauri da entrada da área. Para completar a dificuldade, tiveram também de superar a tradicional chuva de verão que atinge São Paulo nesta época do ano.
– Não tem jeito, tem de treinar… A gente faz neste trabalho todos os movimentos que o goleiro precisa no jogo: salto, impulsão, velocidade e, no fim do exercício, tem o chute, para a gente fazer a defesa. Eu gosto bastante, apesar de estar bem cansado agora, mas isso faz parte da evolução do trabalho, pra gente ficar mais rápido, até porque a bola está cada vez mais rápida, com mais tecnologia – disse o goleiro Cássio, que agora terá de dar uma pausa nas atividades.
Neste início de ano, todos correm para passar uma boa impressão para o recém-chegado técnico Mano Menezes. Cássio iniciaria a temporada como titular. Mas, como se machucou, Walter assumiu o posto. Danilo Fernandes e Júlio César correm para conquistar a confiança do treinador.
– As pernas incham durante o treino e, não parece, mas a gente faz muita força na hora que precisa defender o chute – disse Walter.
– Vida de goleiro é assim o ano inteiro. A gente até brinca que goleiro faz pré-temporada 11 meses por ano, porque o trabalho é sempre duro. Mas, não tem jeito, a gente escolheu essa posição e precisa treinar sempre – emendou Danilo Fernandes.
A partir desta semana, com o início do Paulistão – o Corinthians estreia domingo, 17h, contra a Portuguesa, no Canindé –, os trabalhos mais intensos devem ser reduzidos. A ideia, a partir de agora, é que os quatro goleiros treinem sob a supervisão do técnico Mano Menezes, participando do coletivo, por exemplo.
Porém, não será surpresa se, em algum dia, enquanto os jogadores de linha estiverem fora do campo, descansando, o quarteto do gol corintiano estiver fazendo o “circuito do Mauri” para completar a preparação…
Mosaico Corinthians goleiros treino físico (Foto: Editoria de Arte)
Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.