Outra postagens

30 outubro 2013

Renato Augusto preocupava mais que Pato, diz fisioterapeuta corintiano


 Para não sofrer com lesões como aconteceu nesta temporada, Renato Augusto terá um acompanhamento especial no início de 2014. Fisioterapeuta do Corinthians, Bruno Mazziotti deu detalhes do processo em entrevista ao UOL Esporte, e revelou que a situação do meia é mais delicada que a de Alexandre Pato, por exemplo.

"A minha preocupação maior sempre foi o Renato Augusto. Sou mais preocupado com Renato que com o Pato, por exemplo. As alterações biomecânicas que o Renato tem são maiores. As questões, não são só de cartilagem, como na questão muscular, preocupavam", disse Bruno Mazziotti.

Renato Augusto teve três lesões. A primeira, muscular, o tirou da reta final do primeiro semestre, incluindo a Libertadores e as finais do Paulista. A segunda, uma fratura na face, o barrou em alguns jogos e o forçou a atuar de máscara. A terceira e última, um problema na cartilagem do joelho direito, deixou o meia longe do time justamente na fase mais crítica do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Pato, por sua vez, teve apenas um desconforto muscular no primeiro semestre, que o deixou de molho em alguns jogos. A comparação confirma a impressão de Mazziotti, e é um dos motivos que levam o Corinthians a preparar uma pré-temporada especial para o meia, como ele mesmo revelou em entrevista coletiva na última terça.

"A ideia é colocar Renato dentro do laboratório e fazer uma avaliação minuciosa para que ele possa desenvolver com o mínimo de lesões possível. Vou dar um acompanhamento mais elaborado. É como se passasse a fase inicial [da pré-temporada] mais com o meu trabalho semana a semana, com treinamento de força e mobilidade", disse Mazziotti.

Por isso, Renato Augusto pode ter um cronograma diferente do resto do elenco, eventualmente garantindo ao meia uma pré-temporada maior. Hoje, porém, é difícil prever esse cenário, segundo Mazziotti. "A gente vai elaborar melhor isso no ano que vem. Não posso precisar se vai começar mais cedo, mais tarde. Depende muito dos testes que ele fizer", avaliou.

Com essa base criada pela fisioterapia, Renato Augusto estaria apto a encarar sequências mais longas de jogos, que sempre foram um problema em sua carreira. "Toda vez que você passa por recuperação de lesão há perda de força e de massa muscular. É como se o Renato estivesse sempre interrompendo o processo de sequência de fortalecimento dentro de uma temporada. O objetivo é que se crie um alicerce melhor, aproveitando que vai ter período de férias", disse o fisioterapeuta.

Renato Augusto, que sempre agradou torcida, comissão técnica e diretoria quando esteve em campo, pode virar de fato um protagonista se driblar os problemas físicos. Segundo o próprio meia, estabilidade é uma das receitas do sucesso no clube. .

"Infelizmente, não consegui ter a sequência que eu queria. Toda vez que começava a ter um sequência boa acontecia alguma coisa. Não pude ter dez, 15 jogos em um nível alto. Para mim ainda falta muito [para ser ídolo]. Não conquistei nada, só um Paulista e uma Recopa. Se olhar para o Sheik, Fabio [Santos] e o Alessandro, não sou nada. Procuro me espelhar neles para conquistar títulos, para que daqui a cinco anos a gente possa falar sobre ser ídolo", concluiu o jogador.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook