![]() |
Mas o Corinthians poderia ter vencido. E, como no domingo passado, poderia ter goleado. Perdeu um caminhão de gols como no primeiro jogo da decisão paulista.
A diferença do time da capital para o time do litoral é grande demais.
O Corinthians tem mais elenco e mais técnico. Tite é muito melhor do que Muricy Ramalho.
Tite é um treinador europeu dentro do futebol brasileiro. Ou argentino no futebol brasileiro, se você preferir.
De qualquer maneira, Tite é o único treinador nestas plagas que enxerga o futebol dos dias de hoje. Os demais treinadores estão parados no tempo. Não apenas Muricy, mas todos os demais também.
Cuca? Pode ser, abro exceção para Cuca, pois o futebol que o Atlético-MG joga encanta — é mais bonito que o do Corinthians, mas não é mais competitivo.
Para mim, mesmo com o Galo encantando, o Corinthians segue sendo o melhor time brasileiro. O Atlético precisa conquistar o que o Corinthians conquistou para ocupar o lugar que hoje é de direito do time do Parque São Jorge.
Saiu da Libertadores por conta da péssima arbitragem de Carlos Amarilla na quarta-feira passada no Pacaembu. O paraguaio e seus pares transformaram uma vitória corintiana em um empate. Trataram de invalidar dois gols legítimos e não marcaram duas penalidades claras.
Só por isso o Corinthians está fora da Libertadores. Por causa da arbitragem — e não do Boca.
O Santos, por seu lado, depende demais de Neymar. É um time que não tem conjunto e nem uma estratégia de jogo. E joga um futebol vazio, sem qualquer estrutura tática. Vive de chutões para frente e bola pro Neymar tentar resolver a parada.
Neymar bem que tentou. Fez, talvez, seu melhor jogo contra o Corinthians com a camisa do Santos. Mas, visivelmente, ele cansou. Neymar cansou quando o relógio da partida chegou aos 30 minutos do segundo tempo. Neymar definhou, e com ele as esperanças do Santos em vencer a partida e levar a decisão, ao menos, para os pênaltis.
O será virá daqui para frente?
O Corinthians vai brigar para ser campeão brasileiro; claro que vai. O Santos, se Neymar for mesmo vendido para o Barcelona, como tudo indica, o Santos vai lutar para ficar entre os times intermediários.
O Corinthians pode perder Paulinho, seu melhor jogador, para o futebol europeu. É o que se comenta.
Mas o Corinthians não é uma equipe refém de um jogador. O Corinthians vale pelo seu conjunto. Claro que se Paulinho for mesmo embora, o time vai sentir. Mas Tite tem elenco e tutano suficientes para recompor a perda rapidamente.
O mesmo não acontece com o Santos. Sem Neymar, como disse, vai se transformar em uma equipe média do futebol brasileiro.
Seu elenco até que não é ruim; ao contrário, é um bom elenco. Mas seu treinador não me parece reunir capacidade para remontar essa equipe.
O contrato de Muricy com o Santos vai até o final do ano. Não sei o valor da multa rescisória. Mas valia a pena pensar nisso.
E isso feito, partir para a contratação de um treinador argentino, pois não há nenhum técnico brasileiro capaz de fazer de um time com um elenco correto, como é o do Santos, um time competitivo.
Ou melhor, há sim. Há um treinador capaz de fazer isso. Mas esse cara está empregado e acabou de destruir o sonho do Santos em tornar-se o primeiro time na era do futebol profissional a ser tetracampeão paulista.
O nome dele vocês sabem. Mas não custa repetir: Tite.
Tite, que entra para a galeria dos grandes treinadores da história do Corinthians. No Parque São Jorge ele ganhou tudo o que disputou: Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial.
No segundo semestre tem a Recopa Sul-americana. O São Paulo, seu adversário, que se cuide.
O Corinthians é um time insaciável. Insaciável, com dinheiro no bolso e um apoio da mídia que apenas os grandes, como ele, conseguem.
O Corinthians tem todos os ingredientes para reinar por muito tempo no futebol brasileiro. Está no maior mercado brasileiro (São Paulo), tem a maior torcida consumista do futebol brasileiro, arrumou um estádio, tem um elenco homogêneo e um treinador que deveria estar dirigindo a seleção brasileira, pois é o melhor do Brasil.
O Corinthians ganhou o Campeonato Paulista. Creio que não há reparo algum a se fazer: legítimo campeão.
Mais uma coroa para este time que, como disse acima, vai reinar por um bom tempo no futebol brasileiro.
* Na foto acima, de Ricardo Matsukawa, Danilo comemora seu gol com Paulinho.
Fonte: Terra






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.