O Corinthians comemora neste sábado o aniversário de um dos títulos mais marcantes de sua história. Há 35 anos, Basílio
foi imortalizado como ídolo ao marcar o gol da conquista do Campeonato
Paulista, encerrando assim o maior jejum de taças da trajetória
alvinegra.No dia 13 de outubro de 1977, diante de mais de 86 mil torcedores no estádio do Morumbi, o Corinthians encerrou a fila de 22 anos, oito meses e sete dias sem um título de expressão. A história daquela decisão contra a Ponte Preta começou no dia 5 do mesmo mês, com a vitória por 1 a 0 do time da capital no Cícero Pompeu de Toledo.
Desta forma, bastava um triunfo também no segundo duelo da final, no mesmo estádio, para a equipe dirigida por Oswaldo Brandão ser campeã. Porém, a virada por 2 a 1 da Macaca, no dia do maior público da história do Morumbi (146.082 pessoas), atrasou a celebração corintiana.O resultado levou a definição do título para uma terceira partida. Em duelo com expulsões de dois rivais (Rui Rei e Oscar) e um corintiano (Geraldão), o placar por 1 a 0 para o Corinthians só foi garantido aos 36 minutos do segundo tempo.
Depois de cobrança de falta de Zé Maria, Vaguinho mandou no travessão. No rebote, Wladimir cabeceou, mas viu a bola parar na defesa. A sobra ficou no meio da área para Basílio chutar de pé direito e estufar as redes, sem dar chance de defesa ao goleiro Carlos.
Nesta semana de comemoração, o Corinthians prestou uma homenagem ao herói da conquista, que acabou apelidado de Pé de Anjo. Na segunda-feira, o clube inaugurou uma nova gravura no muro do CT Joaquim Grava, com um torcedor ajoelhado no gramado do Morumbi, festejando o título de 1977, enquanto os jogadores vibravam atrás. Basílio compareceu ao local, agradeceu e ainda recebeu uma placa.
Desde aquele dia, o Corinthians conquistou Brasileiros, Mundial e também a Libertadores. No fim do ano, vai ao Japão tentar o título contra os representantes de todos os continentes, mas nada ofuscará o brilho de um Estadual, o de 1977.
Confira abaixo a ficha técnica do jogo:
CORINTHIANS 1 X 0 PONTE PRETA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 13 de outubro de 1977, quinta-feira
Horário: 21h15
Árbitro: Dulcídio Wanderley Boschillia
Cartões amarelos: Geraldão (Corinthians). Ângelo e Vanderlei (Ponte)
Cartão vermelho: Geraldão (Corinthians). Rui Rei e Oscar (Ponte)
Público: 86.677
GOL: CORINTHIANS: Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Geraldão e Romeu
Técnico: Oswaldo Brandão
PONTE PRETA: Carlos, Jair, Oscar, Polozi e Ângelo; Vanderlei, Marco Aurélio e Dicá; Lúcio, Rui Rei e Tuta (Parraga)
Técnico: José Duarte
O time de 1977 encerrou um jejum de 22 anos sem títulos do Corinthians
Crédito da imagem: Gazeta Press
Fonte: Terra





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.