Outra postagens

29 outubro 2012

Timão tem boas condições de vencer o Chelsea

O Corinthians não corre o risco de voltar do Mundial com um vexame, como ocorreu com o Santos em 2011, diante do Barcelona. A conclusão é da comissão técnica alvinegra, após acompanhar os jogos recentes do Chelsea, tanto na Liga dos Campeões quanto no Inglês.

“É claro que o Chelsea vai jogar o Mundial com mais vontade do que teve contra o Shakhtar Donetsk, por exemplo. Mas deu para ver que não são imbatíveis”, opina o ex-atacante Mauro da Silva, um dos homens escalados por Tite para avaliar os possíveis adversários alvinegros no Mundial de Clubes.

Domingo à tarde, pelo Inglês, a equipe londrina perdeu, em Stamford Bridge, para o Manchester United: 3 a 2. Tite e seus auxiliares viram o jogo pela TV, assim como já haviam feito na derrota por 2 a 1 dos Azuis diante dos ucranianos. Existe há convicção de que não há um abismo técnico entre o campeão europeu e o campeão sul-americano.

“Temos condições de vencer. Mas não é hora de pensar nisso, até porque há a semifinal antes”, diz Mauro.
Geraldo Delamore, outro auxiliar de Tite, já havia acompanhado ao vivo a vitória do Chelsea sobre o Tottenham por 4 a 2. Ele retornou ao Brasil com um punhado de anotações. Além delas, o técnico gaúcho tem à disposição 11 DVDs com jogadas e esquemas utilizados pelo possível adversário na final. 

“Deu para ver que a defesa joga numa linha de quatro. Notei a força da saída pela esquerda com o Ashley Cole e me impressionei com a movimentação de Hazard, Oscar e Mata atrás do centroavante”, analisa Delamore.

Jeitinho brasileiro/ Na opinião dos corintianos, a velocidade mostrada pelo Shakhtar para atacar serve de inspiração em uma eventual final. Detalhe: o time ucraniano está repleto de jogadores brasileiros, como os ex-corintianos Willian e Dentinho, além de Luiz Adriano, Alex Teixeira, Douglas Costa, Fernandinho e Ilsinho.

O Corinthians vai estrear no Mundial de Clubes diante do vencedor do confronto entre o campeão africano (Esperánce, da Tunísia, ou Al-Ahly, do Egito) e Auckland City ou o campeão japonês. O Chelsea? Bem, só depois.

Até o Mundial, clube inglês vai atuar bem mais que o Timão

A caminhada do Chelsea até o Mundial do Japão será muito mais complicada do que a corintiana. Os ingleses ainda disputarão 11 partidas até 13 de dezembro, data da estreia em terras nipônicas — pegará o vencedor de Monterrey, do México, e o campeão asiático pela semifinal do Mundial.

Já o Corinthians tem pela frente apenas cinco rodadas do Brasileiro. Os confrontos não têm muita importância, pois os alvinegros não correm risco de rebaixamento, tampouco almejam o título nacional. A vaga na Libertadores de 2013 já está garantida com o título continental.

Em meio à maratona de 11 partidas rumo ao Japão, o Chelsea tem, ao menos, sete decisões — três pela fase de grupos da Liga dos Campeões, contra Shakhtar, Juventus (ITA) e Nordsjaelland (DIN), além das quartas de final da Copa da Liga Inglesa, contra o Manchester United, quarta-feira. Pelo Inglês, pega Swansea, Liverpool, WBA, Manchester City, Fulham, West Ham e Sunderland.

Opinião
Plínio Rocha, editor assistente de Esportes do DIÁRIO

Os Azuis mudaram, mas não tanto

É verdade que a maneira de o Chelsea jogar, hoje, não é a mesma de quando os ingleses levaram o título da Liga dos Campeões, em maio. Mudou e ficou mais veloz, não tão retranqueiro como na época em que bateu o Bayern e era criticado por causa disso. Mas, do mesmo jeito, não dá para negar uma coisa: a base daquela equipe de cinco meses atrás é a mesma da de hoje.

Ninguém muda tanto assim em tão pouco tempo, principalmente sem trocar de técnico. Pode haver uma tendência de se apostar mais ou menos num esquema ou em alguns jogadores, mas a essência é mantida. E, assim, o Corinthians pode tirar conclusões em cima do possível adversário da final. Por mais que — parece até discursinho pronto — a semifinal seja um compromisso perigoso e traiçoeiro. Passando por ela e pegando os Azuis, vai dar jogo, sim!

Fonte: Terra/Bom dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook