Outra postagens

23 julho 2010

1969: O nascimento da Fiel torcida


Organizada é fundada para fiscalizar o clube e inspira outras uniformizadas

Diretoria, Conselho Deliberativo, Conselho de Orientação Fiscal e... a Gaviões da Fiel. Não é exagero afirmar que a maior torcida uniformizada do Corinthians – e do país – é o quarto poder no Parque São Jorge. Invisível e barulhento. Fundada em 1 de julho de 1969, por Flávio La Selva, Alcides Jorge de Souza Piva (Joca) e outros dez torcedores, a Gaviões nasceu como um movimento político para derrubar Wadih Helu, então presidente do clube que estava no poder havia oito anos.

O grupo de torcedores cresceu, ano após ano, chegando nos dias atuais ao número de mais de 92 mil sócios. Não foram poucas as vezes em que a pressão sobre dirigentes mudou diretrizes do clube, derrubou treinadores e provocou a saída de vários jogadores.

Para alguns, uma liberdade que, em certos momentos nesses 41 anos, tornou-se libertinagem, com mais acesso ao comando do clube e do departamento de futebol do que o necessário. Para outros, uma força imprescindível, que vai além da arquibancada e fundamental na fiscalização contra os desmandos dos dirigentes.

Exemplos dos dois tipos de atuações não faltaram ao longo da História. Festas inesquecíveis nos estádios e invasões ao clube para protestar sempre caminharam juntos. No ano passado, mesmo com dois títulos no primeiro semestre, Andrés Sanchez se viu obrigado a dar explicações aos líderes da Gaviões sobre o desmanche da equipe. Neste ano, voltou a recebê-los na sala presidencial para convencê-los que Mano Menezes não podia ser demitido depois da queda na Libertadores.

– Faz três anos que a torcida não quebra um vidro no Parque São Jorge. Tenho uma relação de respeito com ela. Minhas portas estão abertas, e eles estão aprendendo a ouvir nãos. Vivi com eles. Sou um dos fundadores da Pavilhão Nove e frequentador da Gaviões – afirmou Andrés, em entrevista ao jornal “O Globo”.

A outra uniformizada citada pelo presidente faz parte da relação de torcidas que atuam no dia-a-dia do clube, dentro e fora de campo.

Bate-Bola: Roberto Daga - Sócio n 3 da Gaviões
‘A Gaviões será sempre um órgão fiscalizador’

Como foi o surgimento da Gaviões da Fiel, no ano de 1969?
Roberto Daga:
Na verdade, nosso grupo já estava junto desde 1967. Éramos pessoas antenadas, que não queríamos ficar apenas no estádio gritando e batendo bumbo. Sabíamos que existia um ditador no Corinthians, que usava o clube como seu comitê eleitoral. Então, criamos um movimento político para acabar com isso.

E quais as dificuldades?
RD: Os militares mandavam no país. E o Wadih Helu, que era presidente do Corinthians, pertencia à Arena (Aliança Renovadora Nacional), que era o partido do governo. Imagina, então, o que sofremos na mão dos militares. Ainda mais quando criamos o Movimento da Revolução Corintiana. Havia represália, mas ficávamos fortes a cada vez que eles tentavam combater. Fazíamos isso por pura ideologia.

Onde surgiu a ideia de colocar o nome “Gaviões da Fiel”?
RD:
Já foi em 1969. Outros nomes surgiram, mas um jornalista chamado Brasil fez uma explicação sobre a ave, que era ligeira e que observa. Colocamos em votação e venceu com sobras.

Os fundadores tinham noção do que viria a ser a Gaviões, que hoje tem mais de 92 mil sócios?
RD:
Não tínhamos, não. Foi um fogo no palheiro. Aquele movimento verdadeiro aumentou. A Gaviões será sempre um órgão fiscalizador do Corinthians.

Uniformizadas do Timão

Gaviões da Fiel
Fundação: 1/7/1969 (41 anos)
Tel: (11) 3221-2066
Rua Cristina Tomaz, 183 - São Paulo/SP
www.gavioes.com.br

Camisa 12
Fundação: 8/8/1971 (38 anos)
Tel: (11) 2081-4443
Rua Juvenal Gomes Coimbra, 12 - SP/SP
www.camisa12net.com.br

Pavilhão Nove
Fundação: 9/9/1990 (19 anos)
Tel: (11) 3622-4805
Av. dos Remédios, 90 - São Paulo/SP
www.cdpavilhaonove.net

Estopim da Fiel
Fundação: 5/1/1979 (31 anos)
Tel: (11) 4048-2445
Rua São Jorge, 160 - Diadema/SP
www.estopimdafiel.com.br

Coringão Chopp
Fundação: 14/10/1989 (20 anos)
Tel: (11) 3425-5294
Av. Moinho Fabrini, 27 - São Bernardo/SP
www.coringaochopp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook

Siga por E-mail