
Ronaldo é um caso à parte no Corinthians e ninguém esconde isso. Fora de campo, é um parceiro de marketing com direito a 80% de acordos publicitários. Dentro, recebe tratamento especial da parte física. Ele tem mais problemas que os demais para emagrecer e apresenta um histórico de três graves lesões no joelho, com longos períodos parados. Mas em 2010 o drama do atacante com a balança está menor. Já a preocupação com a estrutura muscular é tão grande quanto antes.
Os números de Ronaldo são mantidos em sigilo. Peso e percentual de gordura são guardados a sete chaves pela comissão técnica. No entanto, os índices apresentados pelo jogador em 2010 são mais animadores em comparação à temporada passada, como previsto. Afinal, se antes ele ficara dez meses recuperando-se de lesão, no ano passado ele voltou a fazer uma temporada completa.
Os números, então, melhoraram. o percentual de gordura de Ronaldo no início desta pré-temporada era 12,6%. No ano passado, na mesma época, era 15,5%. O ideal é entre 10% e 11%, número ainda assim acima dos melhores do elenco, que se aproximam dos 9%.
O peso continua atrapalhando Ronaldo, mas menos. Em dezembro de 2008, quando se apresentou no Parque São Jorge em grande evento, o Fenômeno tinha mais de 100 kg. Desta vez, os três dígitos permaneceram, mas em número bem menor.
Após dez dias de pré-temporada, Ronaldo perdeu 3 kg e baixou da casa dos 100 kg. Ele havia emagrecido mais em janeiro de 2009, mas porque também precisava perder mais e vinha de um período completamente parado. Fazia apenas musculação e exercícios básicos de academia.
A comissão técnica espera ver Ronaldo pesando perto de 90 kg. Os mais otimistas falam até em 88 kg. No entanto, todos sabem que a meta é difícil. Em 2009, por exemplo, o menor peso do atacante foi 92 kg.
Esse auge foi registrado nas finais do Paulista e da Copa do Brasil. Ronaldo brilhou em ambos. No Estadual, fez três gols nos duelos contra São Paulo e Santos. Todos esbanjando categoria. Foram gols com arrancada, mobilidade e plástica. Na Copa do Brasil, ele fez gol importante sobre o Internacional na primeira final, no Pacaembu.
No Corinthians, todos evitam falar dos números de Ronaldo. São mantidos totalmente em sigilo. Nem mesmo Bruno Mazziotti, fisioterapeuta do clube e que acompanha o jogador há anos, revela os índices, ainda que eles sejam melhores.
“O que posso dizer é que já esperávamos ele melhor neste ano, pois veio de uma temporada inteira jogando e trabalhando. Essa temporada será mais proveitosa”, projetou Mazziotti.
A maior preocupação do fisioterapeuta (após a forma física) é com a parte muscular de Ronaldo. Conhecido por suas explosões e arrancadas em campo, o camisa 9 tem muita força. No entanto, isso pode gerar lesões caso o desgaste seja muito grande. Não à toa, Ronaldo será poupado com frequência para treinar mais.
“Fazemos um trabalho de força específico para o Ronaldo, pensando no ganho da explosão e da velocidade. O objetivo também é dar resistência a esses músculos. A parte preventiva é muito importante e é feita em cima das suas qualidades, já que ele tem muita força muscular”, completou Mazziotti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.