Outra postagens

27 junho 2009

Projetos centenários


A uma semana da final da Copa do Brasil, Corinthians e Internacional têm muito mais a festejar do que a presença na decisão e a proximidade da vaga na Libertadores de 2010.

Em tempos de crise financeira mundial e contra a corrente dos maus administradores do futebol brasileiro, Timão e Colorado se vangloriam por causa do sucesso de planos lançados para atrair torcedores.

No início desta semana, a diretoria gaúcha anunciou a adesão do sócio número 99 mil. O projeto, lançado em meados de 2003 e impulsionado quatro anos depois, está perto de atingir a meta de cem mil sócios no ano do centenário do clube.

Estamos associando uma média de 500 a 600 pessoas por dia. O torcedor que não for sócio não vai conseguir assistir aos jogos decisivos diz o vice-presidente de marketing do Internacional, Jorge Avancini.

Na esteira dos cem anos de fundação, o Corinthians não fica atrás. Lançou o Fiel Torcedor em fevereiro do ano passado e, 16 meses depois, tendo Ronaldo como carro-chefe, conta com 41 mil associados.

De abril de 2008 a janeiro deste ano, o Inter diz ter arrecadado R$ 2,52 milhões por mês. E a estimativa para 2009 é R$ 41,4 milhões, o que corresponderá a 30% do orçamento anual. O Corinthians não divulga quanto arrecada com o projeto.

Há diferenças entre os projetos. No Inter, o torcedor é sócio do clube. Tem prioridade na compra de ingressos, mas direitos como associado. O do Corinthians não entra no clube, é sócio-torcedor do futebol.

A semelhança é que os sócios do clube ou dos planos têm cada vez mais espaço nos estádios onde suas equipes mandam os jogos.

Contra o Timão, dia 1 de julho, por exemplo, o Beira-Rio receberá apenas sócios pela quinta decisão seguida foi assim nas finais da Sul-Americana-08, do Gauchão-08 e nos jogos contra Flamengo e Coritiba.

Há uma semana, cerca de 20 mil sócios-torcedores compraram ingresso de forma antecipada para ver o primeiro jogo da final corresponde a 57% do total de 35 mil pagantes.

Temos como objetivo para 2010 nem abrir bilheteria para os jogos do Corinthians, tendo todas as partidas vendidas por antecipação diz o gerente de marketing Caio Campos.

Dentro de campo, que é o que interessa de fato ao torcedor, o Corinthians saiu na frente: 2 a 0. Para ser campeão, o Inter tem de vencer por três gols de diferença. Para isso, o presidente colorado promete um inferno no Beira-Rio. Com seus sócios.

O Centenário Colorado

R$ 41,4 milhões - É quanto pretende arrecadar por ano com cem mil sócios. Corresponde a 30% do orçamento total.

R$ 34,50 - É a mensalidade média dos planos, R$ 3 a mais do que em 2003. Hoje, o clube tem 99 mil sócios.

Benefícios - Prioridade na compra de bilhetes e nas ações do clube, acesso à área restrita do site e ao complexo do Beira-rio, sorteios, entre outros.

O Projeto Corintiano

41 mil associados - O projeto Fiel Torcedor, divido em seis planos, foi lançado em fevereiro do ano passado.

R$ 30 a R$ 900 - O plano mais barato dá direito a prioridade e desconto em ingressos e bilheteria exclusiva.

Em 2010... - Estimativa de até 70 mil cadastrados no ano do centenário. E vender ingressos só para sócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seus comentários assim como as criticas também, mas as criticas construtivas. As sugestões e pedidos serão aceito com muito prazer. Os melhores comentários serão postados neste blogue. Assim como as criticas, sugestão e pedidos.

Fotos do Facebook